Parauapebas: VIII edição do Festival Jeca Tatu homenageará o poeta Patativa do Assaré

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) estará promovendo, entre os dias 22 e 27 de junho, o Festival Jeca Tatu. O Festival está chegando à sua VIII Edição; e, neste ano, o homenageado é o poeta popular cearense, Patativa do Assaré.

Uma das principais figuras da música nordestina do século XX, Antônio Gonçalves da Silva, seu verdadeiro nome, tornou-se nacionalmente conhecido quando Luiz Gonzaga, “o rei do baião”, gravou, em 1964, seu poema Triste Partida.

O poema narra a saga de uma família nordestina, que, sofrendo o flagelo da seca que assolava o sertão, decide se desfazer de suas parcas posses e migrar para São Paulo. O poema tem forte apelo, como se pode ver neste trecho: “Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, nós vamos a São Paulo viver ou morrer”.

No relato poético, Patativa também destaca a esperança da conquista de uma vida melhor e o sonho do retorno à terra seca, mas querida: “Se o nosso destino não for tão mesquinho cá e pro mesmo cantinho nós torna a voltar”.

Além da homenagem a Patativa do Assaré, o Festival Jeca Tatu contará com extensa programação, oferecida à população de Parauapebas.

Programação: Praça de Eventos de Parauapebas, em frente a Câmara Municipal

Dia 22/06/2010 – Terça Feira

15h: Reunião de entrega das credenciais.

20h: Abertura Oficial do Festival Jeca Tatu: Homenagem a Patativa do Assaré.

22h: Show de Forró Pé de Serra.

Dia 23/06/2010 – Quarta Feira

14h – Encontro dos carroceiros para passeata.

15h – Abertura oficial do VIII festival junino Jeca Tatu

16h – Saída da carroçada

19h – Chegada à praça de eventos (local do evento)

No decorrer da semana estarei publicando o restante da programação, que vai até o dia 27/6

[ad code=2 align=center]