Parauapebas supera meta na Campanha de Doação de Sangue

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A vontade de ajudar o próximo levou muitos moradores de Parauapebas ao Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares no último final de semana, onde aconteceu a campanha de doação de sangue. Ao todo, foram coletadas 330 bolsas de sangue, ultrapassando o número estabelecido pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

De acordo com coordenadora da Agência Transfusional de Parauapebas, Ana Valéria Amorin, foi superada a expectativa de participação.  “Mais uma vez, a população do município compareceu e conseguimos superar nossa meta de 300 bolsas”, declarou a coordenadora.

Ana informou ainda que muitos doadores tiveram que ser dispensadas. O motivo foi que o Hemocentro veio preparado para atender 330 pessoas. “Cadastramos para fazer a doação diretamente no Hemocentro de Marabá aquelas pessoas que não conseguiram doar e possuem disponibilidade”, finalizou a coordenadora.

As bolsas coletadas já foram encaminhadas ao Hemocentro Regional de Marabá e as amostras foram à Belém, onde são feitos os exames. Cada bolsa possui 450 ml de sangue colhidos de cada doador. O diretor do Hemocentro Regional de Marabá (HRM), Fernando Monteiro, esclarece que após o resultado dos exames, o sangue avaliado para uso estará disponível para atender os municípios da região sudeste do Pará. 

O casal Weslane e Fabiano está entre os doadores que contribuíram para alcançar a meta, ele, doador há três anos e ela, doando pela segunda vez, relatam a satisfação em saber que estão ajudando quem precisa. “É um ato tão pequeno, porém, de grande importância para salvar vidas. Nossa família já precisou de sangue e contamos com a solidariedade das pessoas. Precisamos fazer nossa parte e ajudar quem precisa e praticar o amor ao próximo”, declarou o casal.

Doadora experiente, a jovem Ana Lina salva vidas com sua doação de sangue há três anos e sempre faz questão de participar da campanha.  “Acredito que esse gesto é um pouco do que podemos fazer pelo outro e traz benefícios para todos. Me sinto muito bem quando faço a doação e sei que meu sangue salva vidas”, conta a doadora.

Através de uma parceria entre Hemopa e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esta é segunda campanha realizada este ano no município.

Fonte: ASCOM PMP

Publicidade