Parauapebas: Seden certifica mais 20 lapidadores de pedras preciosas e realiza exposição no Partage Shopping

A solenidade acontece às 9h desta sexta-feira (2). A certificação e exposição fazem parte do Projeto Gemas e Joias, criado pelo Programa Municipal de Investimentos (PMI) da Prefeitura de Parauapebas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Curso de lapidação faz parte do Projeto Gemas e Joias de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden) vai certificar, nesta sexta-feira (2), mais 20 lapidadores de pedras preciosas da zona urbana do município. Em seguida, será realizada exposição das pedras lapidadas no Partage Shopping.

A exposição estará aberta ao público até o dia 4, das 10h às 22h. O primeiro grupo foi certificado no dia 18 de maio, no Garimpo das Pedras, onde oito moradores da comunidade foram formados.

A solenidade de certificação dos lapidadores, que está marcada para começar às 9h no Partage Shopping, contará com a presença do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Desenvolvimento, Mariano Júnior. O evento ainda terá as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Pará, José Fernando Gomes Júnior, que chega a Parauapebas acompanhado pelo diretor de Comércio e Serviço, Mauro Barbalho, e pela coordenadora de Gemas e Joias do Estado, Beatriz de Oliveira.

Segundo a Seden, a certificação e exposição fazem parte do Projeto Gemas e Joias, criado pelo Programa Municipal de Investimentos (PMI) da Prefeitura de Parauapebas. O projeto vem preparando mão de obra para o beneficiamento das pedras produzidas no município dentro da política de desenvolvimento sustentável.

O objetivo é criar uma cadeia produtiva para o beneficiamento das pedras, que, lapidadas, podem ter o valor aumentado em até 500%. A formação de designers de joias e acessórios amazônicos também está dentro do projeto.

Tina DeBord