Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Parauapebas recebe o Curso de Formação em Arbitragem de Futebol 7

A ideia é seguir promovendo o curso e capacitar mais árbitros

A cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, vem recebendo o Curso de Formação de Oficiais em Arbitragem de Futebol 7. O curso vem acontecendo pela primeira vez na cidade, sendo promovido pela Liga Pará Fut7 Carajás, em parceria com a Federação Paraense de Futebol 7 e com a Parafut7 Academy. O curso começou a ser ministrado na noite desta terça-feira (7) e vai até a próxima quinta-feira (9), no CEUP (Centro Universitário de Parauapebas).

O curso vem sendo repassado para a COOPAR (Cooperativa de Árbitros de Parauapebas), com aulas teóricas e práticas aos participantes, ministradas por Rafael Rodrigues, que é diretor de arbitragem da Federação Paraense de Futebol 7 (FPAF7). A ideia é seguir promovendo esse tipo de curso na cidade, capacitando mais árbitros e profissionais da área. Ao total, 50 profissionais iniciaram o curso com intuito de obter mais conhecimento.

“Nós viemos representar a Federação Paraense de Futebol 7,  através do nosso presidente Gustavo Bento. A gente vai ministrar para fomentar e capacitar os árbitros da região sobre tudo o pessoal de Parauapebas, somente na parte teórica. Em uma outra ocasião, vamos vir com  a parte mais mecânica de arbitragem , com as súmulas e a própria parte prática”, afirmou Rafael Rodrigues, diretor de arbitragem da Federação Paraense de Futebol 7.

Veja também:  Atlético Paraense perde para o São Francisco no Mangueirão e está eliminado da Segundinha

O curso chegou a cidade devido a campeonatos de futebol 7, o chamado society, que vem crescendo em Parauapebas. Como a maioria dos profissionais que atuam nestes campeonatos são árbitros de futebol de campo e de futsal, a ideia é que todos se atualizem com as regras diferenciadas quando as competições iniciarem. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) vem dando total apoio

“Estive em Belém e recebemos a proposta de transformar esse campeonato em uma liga. Foi ai que veio a ideia de trazer a preparação, que até então nós temos muitos árbitros de qualidade, mas voltado para o campo, para o tradicional, e o futsal de Parauapebas, que também é muito forte. Nós estamos, digamos assim, sendo os pioneiros nessa parte do futebol society e dando a qualificação dos árbitros que a gente tem para dar uma melhora e um upgrade nessa parte do futebol society”, disse Leandro Miranda, organizador do campeonato Show de Bola.

Por Fábio Relvas

Deixe uma resposta