Prefeitura de Parauapebas começa a resgatar animais das áreas atingidas pelas obras do Prosap

Os animais resgatados estão sendo remanejados para outras áreas de preservação ambiental na cidade

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Parauapebas começou resgatar os animais que vivem nas áreas beneficiadas diretamente pelas obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Os animais resgatados estão sendo remanejados para outras áreas de preservação ambiental na cidade.

A metodologia utilizada varia de acordo com o grupo de animais e com o habitat atingido pela supressão vegetal, explica a Prefeitura. No entanto, todo o trabalho das equipes visa a integridade e saúde dos animais.

Por conta disso, todos os cuidados estão sendo tomados, como a retirada de forma ordenada da vegetação, garantindo o resgate e o deslocamento das criaturas para as áreas do entorno. Os animais encontrados, como anfíbios, serpentes, roedores e até invertebrados, são capturados e enviados para o destino final.

O Prosap está em seu terceiro mês de obras e visa suprir a deficiência do município na área de saneamento, melhorando a qualidade de vida da população.

Além de garantir a revitalização e recuperação de importantes igarapés, o programa vai ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto e melhorar o sistema de abastecimento de água, possibilitando a construção de novas vias e parques urbanos na cidade. O projeto tem 80% dos recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a contrapartida da prefeitura.

(Tina Santos)