Parauapebas: Prefeitura avança nas obras de revitalização do Projeto Lajeado

As obras fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

As obras de revitalização do Igarapé Lajeado, que fazem parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), avançam e chegam ao Bairro Novo Tempo, que é um dos dez bairros contemplados pelo projeto. O bairro vai receber infraestrutura completa.

O projeto de obras múltiplas que prevê a revitalização do Igarapé Lajeado, nessa primeira etapa, está bem adiantado, segundo o governo municipal. A parceria da comunidade tem sido fundamental para o desenvolvimento e avanço dos serviços, frisa Ruan Benevides, engenheiro que atua no projeto.

O Novo Tempo é um dos bairros contemplados nessa primeira etapa do Lajeado e receberá atenção especial. “Será um bairro modelo. Nele serão executadas as redes de água e de esgoto, serviços de drenagem e macrodrenagem, que significam o alargamento do canal do Igarapé Lajeado. Estamos terminando a drenagem da rede de água para poder começar a terraplanagem e depois iniciarmos a pavimentação”, explica Ruan Benevides.

A melhoria da infraestrutura do local é comemorada pelos moradores. “Nós moramos em uma área que não é fácil trabalhar a infraestrutura dela. Agora chegou o nosso momento, estamos com uma expectativa muito boa”, afirma o aposentado Augusto Ferreira, que mora no Novo Tempo há 14 anos.

Segundo ele, o bairro nunca foi asfaltado e a comunidade sempre sofreu em período chuvoso. De acordo com a engenheira civil responsável pelo projeto, Rosiane Oliveira, além Novo Tempo, têm frentes de serviços também nos bairros Tropical e Ipiranga atuando com esgotamento sanitário.

“A gente tem recebido muito o apoio da comunidade, que já estava ansiosa por essas melhorias no saneamento”, acrescenta Rosiane, destacando essa boa relação da comunidade com a obra.

O Projeto Lajeado está dividido em duas etapas. A primeira tem duração de 18 meses e foi iniciada em junho de 2021 e contemplará obras de esgotamento sanitário, micro e macrodrenagem e pavimentação de ruas e serviços urbanísticos. O projeto é desenvolvido com recursos próprios do município.

Segundo o governo municipal, ao final de todas as suas execuções e etapas, o projeto beneficiará cerca de 90 mil pessoas. Na PA-160, às proximidades do Bairro Novo Tempo está sendo construído o Parque Urbano do Lajeado.

Em área de 28 mil metros quadrados, o parque oferecerá estruturas diversas para o lazer da população. As obras das duas quadras poliesportivas, quiosques e áreas administrativas do parque estão em ritmo acelerado. A estrutura será mais um ponto para o turismo na cidade, que ganha destaque nesse setor em nível estadual.

Tina DeBord- com informações da Ascom PMP