Parauapebas : polo universitário

Continua depois da publicidade

As relações entre o governo municipal e a mineradora Vale azedaram de vez. Hoje pela manhã o diretor da Vale, Veloso, acompanhado de seu staff jurídico esteve no gabinete do prefeito Darci, no Morro dos Ventos, para tentar persuadí-lo a assinar a certidão de uso de ocupação de solo, que autoriza a empresa a passar com a ferrovia em área do município. Darci negou-se a fazê-lo, por enquanto.

O prefeito de Parauapebas, vestido de uma macheza nunca antes vista, propôs em última instância, que a empresa mineradora apresentasse uma contrapartida para o município, já que a ferrovia em questão será utilizada para o transporte do minério oriundo do projeto S11D, que nada trará de lucro à Parauapebas, exceto  o ônus dos problemas sociais inerentes à própria atividade da mineração.

Governo do município e Vale ficaram de acertar, em uma outra oportunidade, detalhes da contrapartida que a mineradora oferecerá a Parauapebas. Darci e sua equipe do planejamento querem, com a situação criada, transformar Parauapebas em uma cidade universitária.

Uma grande oportunidade para uma cidade que, nos últimos anos, tem, literalmente, assistido o trem passar!

[ad code=2 align=center]

14 comentários em “Parauapebas : polo universitário

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Esse polo universitario já era para ter construido ontem uma cidade onde a vale atua teria que da mais assistencia a população principalmente na área da educação e da saúde cada vez que meus filhos se despedem depois das ferias é uma tristeza poderiam esta cursando faculdade aqui mesmo pior é ouvir lá fora frases como ; voce mora numa cidade rica todo mundo é rico, Tomara que nosso prefeito tome decisões mais energicas com relaçao a vale.

  2. Leitora assídua Responder

    “(…) o diretor da Vale, Veloso, acompanhado de seu staff jurídico esteve no gabinete do prefeito Darci, no Morro dos Ventos,(…)”

    Quem sabe se a mineradora enviando outra pessoa para negociar, consiga o que quer, hein?????

    Esse senhor chamado Veloso não é uma “boa pessoa. Ele não trata bem os paraenses que aqui vivem”. Um homem que não olha nos olhos de seus compatriotas. Não olha nos olhos dos paraenses que moram e trabalham por aqui. Não gosto dele. Não inspira humildade. Não inspira parceria. Particularmente, Eu o acho muito arrogante. Isso não é bom para quem negocia coisas com o povo e para o povo.

    Bom, talvez seja desse tipo de pessoa que a Vale goste no seu quadro de empregados. Desse tipo impopular que fica à frente das “negociações” com a comunidade pebense, os chamados relações institucionais, relações com a comunidade. Um paraense que não gosta de paraenses. Parece que o sucesso lhe subiu à cabeça. Muito arrogante.

  3. Paula Responder

    Parabéns Darci, o senhor fez bem a população de Parauapebas. A vale só quer sugar nossas riquezas, sem trazer benefícios a nossa cidade.

  4. Anônimo Responder

    O Darci agiu corretamente, diante de toda riqueza que a Vale leva de Parauapebas, o que ela investe aqui, é pouco. Que tal a Vale construir mais escolas para acabar com o turno intermediário? Afinal, as pessoas que vem para cá, vem encantados com a doce ilusão da Vale, das empreiteiras, que levam tudo, e aqui, deixam a prostituição, miséria e muito mais. Parabéns, prefeito pela atitude!!!!

  5. Nome (obrigatório) Responder

    A realidade é a seguinte: Esse Darci nem se quer soube administrar a própria casa, e fica enganando todos´vcs dizendo bobagens sem saber o mínimo necessário para administrar um órgão público. A hora de trazer a tal universidade Estadual era no pleito do PT no estadual agora é PSDB…….A hora de tentar trazer algo no nível Federal era quando todos nós pensávamos que tínhamos uma representante lá em Brasília e agora é tarde. Então minha gente ve se vcs acordem pra vida e vão trabalhar pois ficar nesse discurso furado de que é certo ou é errado não vai dar em nada. O DARCI e o PT já derão sua contribuição pra essa cidade, e temos que agradecer por NADA…

  6. Daniel Lopes Responder

    Nós comerciantes associados CDL parauapebas, concordamos totalmente com a posição do gestor municipal.
    A vale tem sim obrigação social com nosso município.
    É muito triste quando se observa as vagas de emprego que são disponibilizadas nossa cidade, só Mao de obra.
    Estive na audiência publica do projeto S11D, é lá foi colocado as premissas do projeto.
    1- Desenvolver ações estruturantes na comunidade.
    2-Contribuir para o desenvolvimento de infra estrutura nas comunidades.
    3-Parceria e capacitação da Mao de obra.

    Então é só a vale cumprir o que está escrito em seu projeto, é muito fácil discutir meio ambiente com a população que não entende, difícil é discutir ações estruturantes em nosso município com as pessoas certas, então o mais fácil é mesmo levar o famoso jurídico e isso a vale sabe fazer como ninguém.

  7. Nome (obrigatório) Responder

    Darci fez a coisa certa. A VALE saqueia as riquezas do Pará e de Parauapebas e deixa um passivo sócio-ambiental inestimável.
    Nada contra a VALE explorar nossos recursos minerais, mas a “transnacional” não oferecer qualquer contrapartida, sequer paga os “royalties” devidos, isso não pode.
    Apoio total ao prefeito DARCI, fez certíssimo. E além de exigir a implantação de um pólo universitário, deveria exigir ao menos umas 15.000 unidades habitacional. Sem isso não deveria nem sentar pra conversar.
    A VALE e seus dirigentes se acham donos do mundo, são muito arrogantes.

  8. Raimundo Rodrigues Responder

    Assinar ou não, eu acho que palavra é palavra….Não se ganha tudo no grito ou no jogo sujo. Creio que a Vale tem boa intensão, porém se a prefeitura não fazer a parte dela, será dificil. A nossa cidade precisa de um polo universitário sim, o problema é que a prefeitura não consegue achar parte dos quase R$ 60.000.000,00 de arrecadaão mensal e investir em infraestrura para receber instituições de ensino superior, ai fica fazendo esse joguinho com empresas que ajudam no desenvolvimento da região jogando a responsabilidade para os outros, quando que o dever é do municipio. Concordo com o nosso amigo que diz “a VALE tem que fazer isso mesmo”, porém o politico tem que saber fazer politica e não faltando com a palavra…Que crédito terá novamente??!!?!?!

  9. Helvécio Responder

    A bem da verdade, Darci sabe conduzir este assunto como ninguém. O conheço bem (ou achava ou acho que o conheço bem) a 9 anos. Não faço mais parte deste governo e desde quando trabalhava nele vinha e venho criticando a administração do prefeito. Mas se ele quiser saberá lidar com esta questão. Mas tem que querer e fazer a coisa certa.
    Não se brinca com a Vale.

  10. Gabriel Junqueria Responder

    Que vergonha,

    Parece que não existe palavra quanto se trata de acordo com a prefeitura de Parauapebas.

    Darci, quem quer muito não ganha nada, tudo bem que a mineradora tem que apoiar no desenvolvimento regional, coisa que já faz muito bem apoiando a sua gestão pública na elaboração de projetos de infra-estrurua, cito a duplicação da rodovia Faruk Salmen entre outros…. Porém a contra-partida da prefeitira parece que não funciona….”só venha nós, o vosso reino nada”. É por isso que Paragominas, um municipio que realiza o que acorda com parceiros, hoje a prefeitura é modelo em gestão pública municipal no Pará, iso porque trabalha em parceria com a mineradora, já em Parauapebas………Eu como estudioso sobre o assunto, não poderia ficar sem comentar essa atitude não nobre do nosso prefeito, ou será se ele foi assessorado para tomar essa atitude.

    Ta na hora de ter atitudes positivas.

  11. bruno Responder

    agora nosso prefeito falo bonito, tem q fazer isso mesmo com a VALE. ta de parabens o darci de nao ter assinado estes documento.. parabenssssssss

Deixe seu comentário

Posts relacionados