Parauapebas: Nível do rio sobe e Defesa Civil alerta sobre risco de inundação

Devido às chuvas dos últimos dias, o nível do Rio Parauapebas já atingiu 8,30 metros, média superior à registrada no mesmo período do ano passado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Nível do Rio Parauapebas chega a 8,30 metros (Foto: Ascom PMP)

Continua depois da publicidade

Em decorrência das chuvas que castigam a região de Carajás, o nível do Rio Parauapebas, que corta a Capital do Minério, subiu e já atinge 8,30 metros acima do normal – quatro metros a mais do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Por conta disso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas (Comdec) emitiu alerta de inundação, principalmente das áreas mais baixas da cidade.

Segundo Jailson Sousa, coordenador da Defesa Civil, as equipes da Comdec monitoram diariamente as áreas de risco e estão alertando a população sobre riscos de queda de árvores, corte de energia elétrica, alagamentos e deslizamentos. 

“Estamos indo nas áreas, comunicando e alertando os moradores, para que procurem casa de parente, amigo ou vizinho, para se antecipar. Também temos abrigo e estamos aqui para acolher da melhor forma possível. Pedimos que nos comuniquem antecipadamente, para que nós possamos dar uma melhor resposta à população,” orienta.

Ele alerta que, diante de qualquer anormalidade, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 3356-2597 ou 199. Como tem chovido em toda a região, os rios e córregos que deságuam no Rio Parauapebas aumentaram de volume, elevando também o nível do curso d’água, que é o principal da cidade. 

Tina DeBord – com informações da Ascom PMP

%d blogueiros gostam disto: