Parauapebas: Município cria Brigada de Emergência para atuar no combate às queimadas

O município apresenta alto índice de focos de incêndios, principalmente na área urbana, onde a prática de queimar a vegetação para limpar terrenos coloca em risco residências vizinhas e aumenta a poluição do ar

Continua depois da publicidade

Com alto índice de focos de incêndio, principalmente na área urbana, Parauapebas cria Brigada de Emergência para atuação no combate às queimadas nas áreas urbana e rural do município. Segundo a prefeitura, durante cinco dias do mês de julho, 24 brigadistas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foram treinados pelo 23º Grupamento Bombeiro Militar e já estão na ativa, no combate às queimadas.

A Brigada de Emergência do Município de Parauapebas foi criada pelo Decreto Municipal Nº. 559, de 02 de Junho de 2020, e regulamenta a Lei Municipal Nº. 4.545/2013 no que se refere a brigadas de emergências no território da capital do minério. Desde o início do chamado verão amazônico, as queimadas se multiplicaram no município.

Na área urbana, desde a semana passada que aumentou o número de focos de incêndio em terrenos baldios e áreas de morro. Boa parte dos incêndios é intencional, causado para fazer a limpeza de terrenos e, em muitos casos, acabam se alastrando e colocando em perigo residências vizinhas, além de aumentar a poluição do ar.

Na semana passada, um incêndio no Bairro Cidade Jardim levou pânico à moradores e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  A prefeitura vem fazendo campanha, para tentar conscientizar as pessoas a evitar fazer queimadas.

Os casos de incêndios podem ser informados e denunciados através dos números: Bombeiros (193); Defesa Civil (199) e Semma (98188-3067). 

(Tina Santos)