Parauapebas: Liga altera data do desfile

Continua depois da publicidade

LIABESP
LIGA DAS AGREMIAÇÕES DE BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA DE PARAUAPEBAS
NOTA PÚBLICA

A Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas – LIABESP entidade sem fins lucrativos, constituída nos moldes da legislação brasileira, vem perante a população de Parauapebas na data de 5 de março de 2011,

Considerando a entrevista realizada, na presente data, pelo Ilustríssimo Senhor Claudio Feitosa – Secretário Municipal de Cultura em transmissão efetivada pela Radio Arará Azul FM;

Tornar público:

1º – Que em momento algum esta Liga tem deixado de lado o compromisso com o nosso carnaval uma vez que tudo iniciou não pela atuação de uma Secretaria Municipal de Cultura, mas com o esforço voluntário de valorosos produtores culturais e brincantes desde 1994.

2º – Na verdade, o posicionamento desta Liga se deu ao não diálogo e falta de dinamismo do “Representante Oficial de Cultura do Município de Parauapebas”, o que já vem se arrastando há alguns anos. Aproveitamos para ressaltar que não contávamos com a burocracia do “Representante Oficial de Cultura do Município de Parauapebas”, que protelou a liberação de recursos às escolas de samba e blocos carnavalescos.

3º- Pelos motivos acima citados, somados ao pouco tempo para a confecção de fantasias, adereços e carros alegóricos, os representantes das escolas de samba se preocupam com o nível das apresentações de suas respectivas escolas em relação aos anos anteriores, ficando exposta a imagem individual de cada agremiação e da própria Liabesp.

4º – No intuito das agremiações evitarem uma exposição vexatória e caírem no descrédito com a população parauapebense, as mesmas se posicionaram contrárias à participação nas condições e data impostas pelo secretário municipal de Cultura, colocando à prova a competência das agremiações, visto o fato de a escola de samba Acadêmicos do Futuro ser coordenada pela própria Secretaria Municipal de Cultura e o Projeto Pipa (Semas) ter iniciado seus trabalhos com todo apoio de recursos financeiros e materiais há mais de noventa dias de antecedência ao carnaval.

5º- De forma desleal, as presentes agremiações somente tiveram o convênio para liberação de recurso, para aquisição de material e prestação de serviços, em 7 de fevereiro, com recursos depositados no dia 18/02, sujeito à aplicação e conversão em apoio material e de pessoal há não mais de 15 quinze dias da data programada para os desfiles.

6º – Diante do exposto, conforme documento enviado à Secretaria Municipal de Cultura, esta Liga informa que o desfile das escolas de samba Acadêmicos do Sol Nascente, Estação Eles e Elas, Acadêmicos do Liberdade, Acadêmicos do Futuro e Mocidade Independente do Primavera serão realizados somente na data de 8 de março do corrente ano.

Jean Carlos Alencar Rodrigues
Liga das Agremiações de Blocos e Escolas de Samba de Parauapebas – LIABESP
Presidente

9 comentários em “Parauapebas: Liga altera data do desfile

  1. claudio feitosa Responder

    Caro Zé, faca-me o favor de adendar estas informacöes ao meu último comentário. Grato.

    Só para ficar claro: a Acadêmicos do Futuro recebeu sua cota parte no mesmo período que as demais escolas (a diretoria do FAM, entidade com a qual firmou-se o convênio, pode atestar a informacäo).

    Para fazer face a confeccäo de carros, alegorias e fantasias utilizamos diversos materiais reciclados, e os produtos novos foram adquirimos no mercado local, através de abertura de créditos.

    CF.

  2. claudio feitosa Responder

    Meu caro “pra boi dormir”

    Em face do desencontro de informacöes, vou aos fatos:
    (sem conversa pra ninar ruminantes, tá bom?)

    1) O que vem a ser a Acadêmicos do Futuro? É uma escola para a formacäo de futuros brincantes de carnaval.
    Ela foi criado por nós da Secult no ano passado. Há um custo na confeccäo da escola, que este ano ficou em R$ 15.800,00, mas só mexemos com valores há cerca de um mês. Estamos trabalhando desde maio de 2010, quando escolhemos o tema – Monteiro Lobato. De lá pra cá fizemos o que uma escola de samba tem de fazer para merecer este título: escolhemos o enredo, fizemos pesquisas e comecamos a envolver a comunidade, que no nosso caso é composta por meninos e meninas do Pipa e pelos idosos do Cimi – dois projetos da secretaria de assistência social. Com isso, buscamos a integracäo social e administrativa – como entendemos que deve funcionar um governo para merecer esse título!

    Entretanto, o fator diferencial está na presenca de duas pessoas fundamentais para que o projeto fosse tocado e chegasse ao resultado que vcs veräo amanhä (terca), às 21:30 na avenida. Chamam-se Afonso Camargo, responsavel pela formacäo de toda uma geracäo de artistas plásticos na cidade, cuja honra ostento por ser meu adjunto na Secult,, e Sandra Santos, artesä, produtora cultural e entusiasta dos princípios da economia solidária. Sandra é a coordenadora pedagógica da Secult. Esses dois arregimentaram alguns artesäos, entre os quais um sujeito porreta chamado Agnaldo, e transformaram o sonho em realidade. E é isso que faz a diferenca em tudo: as pessoas.
    E para chegar de fato ao resultado que buscamos, Acrescentandos ao carater reto, honesto e comprometido dessas pessoas, a criatividade que lhes säo farta.

    E por último, contamos com a inestimável colaboracäo dos pessoal do Pipa e do CIMI.

    Feito os esclarecimentos, convido-lhe a participar conosco do desfile.

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de Cultura

  3. Nome (obrigatório) Responder

    rapaz nao sei nem quem e esse claudio, mais o cara e bom pense num carnaval bom, o blocos e escolas que me perdoeemm mas eu quero e babymellllllllllllllllll e da paraiba meu patraooooooooooooooooooooooo

  4. Pra Boi Dormir Responder

    Caro “Nome”.. a Escola “Acadêmicos do Futuro” não desfila para competir.. ela só se apresenta mesmo, amigo. São crianças apenas.. do PIPA; e acho que nem participou do repasse da prefeitura.. o que acontece é que o PIPA já tem estrutura e mão-de-obra pra fazer, por isso não precisou esperar, enquanto que as “Escolas de verdade”, digamos assim, precisam de dinheiro até pra isso.

  5. Maranhense Responder

    O pessoal fala mal do Maranhão mas lá pelo menos tem um carnaval que presta. Sou meio suspeito pra falar pq sou Maranhense, com muito orgulho.
    Aqui nessa cidade só tem palhaçada, carnaval para encher bolso de neguinhos mortos-de-fome que só querem se dar bem de alguma forma.
    Aqui tudo gira em torno de politicagem e a gente dança mesmo e nem precisa ser época de carnaval. Se que é me entendem.

  6. Nome (obrigatório) Responder

    Passaram os recursos atrasados pra Escolas Veteranas do Município, mas a da SECULT foi a primeira a receber, tanto que organizaram direitinho seu desfile… será pq hein?
    Parabéns Acadêmicos do Futuro e se não ganharem esse carnaval não tem problema, já estão ganhando mesmo…

  7. não sei nada Responder

    sabe meu caro pra boi dormir, parabens pelo seu comentário em relação as ditas: escolas de samba de Parauapebas por que a verdade precisa ser dita. E o que dizer dos blocos que recebem repasse tambem, fazem os abadas patocinados por empresas e pessoas, vendem-os caro e aparessem com uns doze gatos pisados puxado por um carro de som que vai defrente da DM até logo depois do palco da praça de evemtos. É preciso que alguem tenha coragem de romper com essa estrutura,pois se querem aparecer que façam algo que possa ser digno de atração para um bom cartnaval, isso vale tanto para os blocos quanto para as escolas, porque na realidade se ELES(AS) não existisse não iam fazer nenhuma falta no carnaval de parauapebas.

  8. claudio feitosa Responder

    Caro Ze Dudu,

    Utilizando-me mais uma vez de sua presteza, slicito que sejam informados seus leitores de que a Mocidade Independente do Primavera desfilará neste domingo conforme calendário oficial do Carnaval 2011.

    A Acadêmicos do Futuro, escola criada em 2010 pela secretaria de Cultura, desfilará na terca, também conforme calendário.

    Quanto as demais questöes levantadas pelo presidente da Liga, aguardarei o final do Carnaval para pronunciamento oficial.

    Apenas lembro que a Liga é responsável pela elaboracäo do calendário dos desfiles, que, após acordo com a secretaria, é inserido o cronograma oficial do carnaval, e, por este motivo, näo pode ser modificado ao bel prazer de um dos entes envolvidos.

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de Cultura

  9. Pra Boi Dormir Responder

    Essa Liabesp é realmente uma graça. Ainda que o Senhor Cláudio Feitosa não seja nenhum super exemplo de gestão cultural (na minha opinião), nesse carnaval, o grande problema não estava na Cultura e sim na SEFAZ e na própria LIABESP.

    Na Sefaz, porque o Senhor Hernandes “Metido-a-Deus” Margalho, fez o que pôde para sabotar este evento e protelou o que pôde para fazer o repasse devido e com ressalvas.

    Segundo porque essa Liga de araque, apesar de já existir há vários anos, até hoje não está regularizada para receber seu próprio repasse, tendo que ter sido socorrida pelo FAM para poder receber o repasse do Carnaval.

    São “agremiações” que não vivem de samba, nem de coisa alguma que não seja o bendito repasse da prefeitura. Alguém ouve falar nessas “escolas” durante o resto do ano? Nada! Tem grupos que se dizem escolas, mas sequer possuem bateria. Se um Escola de Samba não tem bateria, que diabos ela tem?

    Devia ter continuado como bloco, seria pelo menos mais coerente. Mas o repasse para as “Escolas” não é algo desprezível, né? rs

    Todo o ano, é a mesma coisa; um pedindo instrumento emprestado ao outro, para poder bater o número mínimo de integrantes. Um número, diga-se de passagem, ridículo de 20 componentes, apenas. É pegar um pouquinho da D. Sindma, outro da Fanfarra municipal (a SEMED sabe disso?), outro da “Latinha”, essa sim, completa. Uma verdadeira vergonha!

    Várias cidades têm carnavais muito bons sem escolas de samba. O que eu sempre vejo aqui é o povo que está na praça VAIAR quando a música no palco pára, pra dar passagem às escolas. Temos que pôr um fim a essa hipocrisia.. Ou essas “entidades” tomam jeito ou se usa esse dinheiro para abrilhantar mais ainda o carnaval de rua,com bandas melhores, mais participação de gupos locais (essa sim, uma grande falha do Senhor “Iluminado” Feitosa), etc..

    A verdade é que essas “escolas” não têm condições mínimas de existir sem essas migalhas da prefeitura.

    Cadê as rodas de samba durante TODO o ano para arrecadar fundos para o carnaval? Cadê os projetos sociais? Eles só compram o primeiro pacote de pregos DEPOIS do repasse da prefeitura, que na verdade, devia ser um reforço, uma ajuda de custo e NÃO a ÚNICA fonte de renda para essas “escolas” trabalharem.

    Uma palavra para isso: palhaçada!

Deixe seu comentário

Posts relacionados