Parauapebas ganha mais 28 leitos para casos da Covid-19

Novo espaço fica no HGP e foi inaugurado pela prefeitura nesta quarta-feira, 7. Município conta agora com 68 leitos exclusivos para pacientes infectados pelo vírus.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Os 15 pacientes que aguardam por leitos de UTI serão atendidos a partir de hoje, 7, no novo espaço da Ala Covid do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), inaugurado nesta quarta-feira. Graças à parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, Vale e o Governo do Estado, o município passa a contar com 68 leitos exclusivos para casos de Covid-19, dos quais 28 são de UTI.

O novo espaço vai ajudar a desafogar o sistema de saúde de Parauapebas, que tem mantido a taxa de ocupação de leitos nos 100% e, assim, atingido o limite das estruturas de atendimento para casos de coronavírus.

Mas, conforme observado pelo prefeito Darci Lermen, os investimentos somente darão resultado, de fato, se a população se conscientizar de que é preciso levar a pandemia muito a sério e tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus.

“Por mais que a gente tenha feito um trabalho prévio para ajudar as pessoas com essa enfermidade terrível, o alto número de pessoas contagiadas daqui e também a demanda que atendemos de outros municípios pesam para o nosso sistema de saúde. Esses 68 leitos são um alento pra gente, mas sabemos que não são suficientes se a população não colaborar com as medidas preventivas. Precisamos do apoio de todos”, conclamou Darci Lermen.

O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o espaço do HGP inaugurado hoje e reforçou que dará apoio para a manutenção do atendimento. “É fundamental que a gente possa garantir atendimento e assistência em todas as regiões do estado. E esses novos leitos são um incremento importante para salvar vidas”, destacou Helder Barbalho.

Também presente na inauguração, o diretor do Corredor Norte da Vale, Antônio Padovezi, falou que a parceria e a união de forças durante a pandemia têm ajudado a salvar vidas. O atendimento aos pacientes com Covid-19 no HGP é realizado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Estrutura

O novo espaço inaugurado hoje tem aproximadamente 540 metros quadrados, com ambiente climatizado, salas de apoio e banheiros internos completos, além de posto de enfermagem, farmácia e salas de paramentação e desparamentação.

Para dar continuidade ao tratamento humanizado referência na região, foram contratados mais 55 funcionários, totalizando, entre diretos e indiretos, 210 funcionários para a Ala Covid.

Todos os leitos contam com bomba de infusão, ventilador pulmonar, cardioversores e estrutura preparada para hemodiálise. Caso necessário, os leitos de UTI podem ser adaptados para receberem pacientes que necessitem de leitos de enfermaria. Todos os leitos estão 100% equipados com monitores multiparâmetro.