Parauapebas é a 3ª cidade mais conectada da Região Norte

Capital do Minério também é “the best” do Pará, superando inclusive Belém, mas está fora do ranking das 100 melhores do Brasil. Governança é ponto forte e falta de inovação é ponto fraco

Continua depois da publicidade

Sede de uma das regiões mais intensas e importantes para a balança comercial e para a produção de riquezas do Brasil, a cidade de Parauapebas figura no Ranking Connected Smart Cities 2022 como a primeira do Pará e a terceira da Região Norte em engajamento para o desenvolvimento socioeconômico, considerando 75 indicadores agrupados em 11 eixos tidos por essenciais. Quem atesta é a Urban Systems, conceituada consultoria que produz frequentemente estudos que mensuram o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros.

O Blog do Zé Dudu folheou o levantamento da Smart Cities 2022 e observou que, embora não apareça entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país, num universo de 680 municípios com mais de 50 mil habitantes analisados, Parauapebas bate a capital paraense, Belém, em conectividade. Sua nota — que vai de 0 a 50 para os eixos analisados — é a maior do Pará.

De acordo com a Urban Systems, Parauapebas alcançou pontuação geral de 28,88, acima dos 27,449 de Belém, que está na quarta posição na Região Norte. O ponto forte de Parauapebas é governança, no qual a cidade está na 18ª posição nacional. Isso tem a ver com medidas certeiras do prefeito Darci Lermen no âmbito do saneamento básico e obras de infraestrutura disparadas pela Capital do Minério, bem como sua atuação para melhorar as finanças públicas, o que reflete positivamente no equilíbrio das contas locais.

Por outro lado, segundo a consultoria, os pontos fracos estão em áreas como inovação tecnológica, ações de preservação ambiental, saúde, empreendedorismo e urbanismo. Mesmo em economia, e não obstante a importância municipal no cenário de produção de riquezas em nível nacional, Parauapebas só aparece na 71ª colocação, atrás de municípios que, mesmo sendo menos endinheirados, têm a economia sólida e não depende apenas de uma fonte de renda — Parauapebas, por exemplo, só depende da extração de minério de ferro.

No Norte, Parauapebas só é menos engajada, do ponto de vista do desenvolvimento, que Palmas (TO), que fez 31,938 pontos e ocupa a 39ª posição nacional; e Manaus (AM), que alcançou 30,257 pontos e está na 67ª colocação. As três cidades mais desenvolvidas do Brasil, no Ranking Connected Smart Cities 2022, são Curitiba (PR), com nota 38,571; Florianópolis (SC), com 37,925; e São Paulo (SP), com 36,877.

4 comentários em “Parauapebas é a 3ª cidade mais conectada da Região Norte

  1. Eliano Responder

    Uma cidade que não tem nada de saneamento básico e o esgoto jorra a céu aberto nas principais ruas da cidade! Muito difícil de concorrer entre as 1000 melhores do país!

  2. Pingback: Parauapebas é a 3ª cidade mais conectada da Região Norte » Blog do Keniston

Deixe seu comentário

Posts relacionados