Parauapebas: Chuva forte causa alagamentos em vários pontos da cidade

A chuva começou na madrugada desta sexta-feira (6) e segue pela manhã, inundando ruas e residências. A Rua JK virou um rio e o Mercado do Rio Verde ficou quase todo alagado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A chuva forte que começou na madrugada desta sexta-feira (6) já causou alagamentos de ruas e residências em vários bairros de Parauapebas. A Rua JK, no centro da cidade, virou um rio e o Mercado Municipal do Rio Verde ficou quase todo alagado.

Feirantes fizeram vídeos mostrando a situação do mercado, com muitas goteiras, que ajudaram a alagar o interior do estabelecimento, que foi invadido pela forte enxurrada, que transformou a rua em rio. Em vários bairros, moradores também fizeram vídeos mostrando a situação em que ficou algumas ruas.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que algumas ocorrências foram atendidas, de moradores que pediram ajuda devido à inundação de residência. Segundo a Comdec, desde as primeiras horas da manhã equipes atuam em apoio a moradores atingidos pela chuva.

Cerca de 20 famílias foram afetadas por alagamentos e atendidas pela Defesa Civil, mas sem necessidade de remanejamento. Até o momento, há registro de 13 alagamentos e 12 inundações na área urbana do município.

Ainda segundo a Comdec, vários pontos foram atingidos por alagamentos, mas que já foram sanados pela atuação da Secretaria Municipal de Obras (Semob), como por exemplo, a Rua Olavo Bilac, no Bairro Caetanópolis, um dos mais afetados pela chuva.

A Defesa Civil enfatiza que os alagamentos em pontos considerados históricos também serão solucionados com as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). Já o nível do rio Parauapebas continua estável com 5,32 metros.

Quanto ao fluxo de trânsito em vias alagadas, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) está acompanhando e não há mais interdições. O trânsito está fluindo normalmente, sem bloqueios.

Ainda segundo a Defesa Civil, com a chegada das chuvas, já tem equipe aposta para atender qualquer ocorrência, assim como iniciar as ações em áreas consideradas de risco, como morros. A Condec informa que, para pedido de ajuda, a pessoa pode ligar para os números: 3356-2597 ou 199 e WhatsApp: 99290-5969.

(Tina Santos)