Parauapebas: alunos do Senac vão fornecer sacolas para o Unique Shopping Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Unique Shopping Parauapebas é o primeiro grande cliente da cooperativa formada pela turma de jovens aprendizes

O que inicialmente se resumia a uma premiação, transformou-se em exemplo de empreendedorismo. Assim pode ser definido o projeto de sacolas ecológicas confeccionadas com a reciclagem de sacos de cimento, desenvolvido pelos alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Pará em Parauapebas e o professor Adailson Teixeira. A história dos adolescentes que venceram universitários no Concurso de Alternativas Ambientais chamou a atenção dos executivos do Unique Shopping Parauapebas, que fizeram duas encomendas em um total de mais de 50 mil sacolas para o grupo. “Percebemos uma oportunidade de incentivar os alunos e manter viva a chama da responsabilidade ambiental”, comentou Telmo Mendes, gerente geral do Unique Shopping.

Os alunos e o professor criaram a Cooperativa “Ecopaper” e já iniciaram o processo de patenteamento do produto. “Tem pessoas que já querem copiar nossa idéia”, relata Adailson. Para dar conta da grande encomenda do shopping, além de outros pedidos menores, mais cinco pessoas somaram-se ao grupo e eles sentem a necessidade de mais contratações. “Ainda estamos em uma fase artesanal, mas através de parceiros estamos vendo a possibilidade de comprar maquinário para não pintar mais manualmente”, disse o professor.

A oficina de produção ainda funciona de maneira improvisada na casa de uma das alunas-sócias, mas tem tarefas bem definidas: setores de coleta, seleção, lavagem, dobradura, corte, alça, montagem, acabamento e pintura. Com o maquinário que será comprado com o lucro das vendas e as parcerias será possível mecanizar todo o processo. A aluna Liana de Oliveira aproveita a sua experiência como aprendiz no setor de recursos humanos de uma empresa, para lidar com o controle financeiro da cooperativa. “Para mim é uma oportunidade única. Estou aprendendo a liderar. O curso do Senac está sendo muito gratificante, não só pela premiação”, agradece.

Oficina – A idéia de aproveitar sacos de cimento para fazer sacolas ecológicas surgiu em uma oficina do Instituto Clean de Sustentabilidade sobre gerenciamento de resíduos, oferecida aos jovens aprendizes do Senac. Durante três dias, os alunos aprenderam sobre sustentabilidade, o que são resíduos e passaram à parte prática. “Ficamos satisfeitos com os resultados da oficina. A nossa intenção é exatamente essa mesma, oportunizar a geração de renda com o reaproveitamento de resíduos”, disse Olinda Santos, professora do Instituto Clean.

A cooperativa “Ecopaper”, fruto do Programa de Aprendizagem do Senac, está preparando novidades. O professor Adailson revela que dois novos produtos estão em fase de desenvolvimento. Como um bom empreendedor, ele só adianta que as peças não utilizam sacos de cimento como matéria-prima, mas não revela mais detalhes. “Só você vendo depois”, finaliza.

Fonte: SENAC