Em clima de confraternização e saudosismo, aconteceu no Atrium Hotel na noite desta segunda feira, 08, o lançamento do documentário e da revista comemorativa de 20 anos do Encontro da Mulher. A data foi escolhida especialmente para comemorar o centenário do Dia Internacional da Mulher.
Estavam presentes líderes de equipes, veteranas do Encontro da Mulher, autoridades e toda a imprensa.
A alegria estava estampada nos rostos de todas as mulheres presentes no evento, afinal a apresentação do material de resgate da história do Encontro da Mulher foi um momento muito aguardado por todos que direta e indiretamente fazem parte da festa que é patrimônio cultural e imaterial de Parauapebas.
O mestre de cerimônia na abertura do evento convidou as autoridades presentes para seus pronunciamentos para que o tão aguardado momento da exibição do filme acontecesse. Compunham a mesa, a secretaria da mulher Joelma leite, a deputada federal Bel Mesquita, Milton Zimmer e o vereador Zé Alves. "Para nós é uma emoção muito grande poder participar desse momento histórico. São vinte anos de história, construídos com muita garra por essas mulheres de Parauapebas. São muitas histórias, muitas lembranças e muitos acontecimentos. Talvez não tenhamos conseguido contar todos os detalhes, mas é importante lembrar que a nossa intenção foi resgatar a essência do Encontro da Mulher. Tivemos muitas conquistas e temos ainda muitos desafios a enfrentar. Parabéns a todas nós mulheres, é muito bom dizer que somos todas mulheres de Parauapebas!", comemora Joelma leite.
Ao fim dos pronunciamentos, num clima de muita expectativa, todos os presentes foram convidados a assistir a exibição do filme que conta a história do Encontro da Mulher. O documentário que arrancou lágrimas e muitas gargalhadas dos expectadores retratou de forma lúdica o movimento da Semana da Mulher. Os presentes puderam ouvir os relatos de líderes e pessoas de grande expressão no Encontro e puderam assistir as imagens históricas que paralelas aos depoimentos eram exibidas. O documentário que foi uma produção local, não deixa a desejar para nenhuma produção de fora. O Encontro da Mulher de Parauapebas é um movimento que a partir de agora poderá ser conhecido por todo o país, visto que os produtores do filme terão um roteiro de festivais onde o filme será inscrito.
Texto e foto: Site da PMP
2 comentários em “Parauapebas: 20 anos do Encontro da Mulher”
Zé Dudu,
Gostei muito do trabalho da Revista da Secretaria da Mulher. Colaboradores covardes, pois não se identificam, só sabem criticar. Duvido se essa pessoa, que disse que a revista está “ridícula”, colabora com a cultura informativa de Parauapebas, que é o que a revista oferece. Não tive participação na elaboração da revista, mas acompanhei o trabalho de pesquisa da equipe realizado para a edição da mesma. Ao anônimo – É muito melhor construir do que denegrir. Da próxima vez colabore e faça parte da história, da cultura e do desenvolvimento da cidade.
A semana da Mulher 2010 é uma bela homenagem aos 20 anos desse grande evento e a todas nós que tivemos oportunidade de participar em algum momento dessa história. Hoje o clima é mais de confraternização do que competição, o que acaba trazendo um brilho a mais ao evento. Espero comemorarmos muito mais anos de Semana da Mulher de Parauapebas, que por sinal é um evento tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Parauapebas.
Recado dado!
amigo,voce viu a revista que foi lançada ridicula,a moça tem um mau gosto.