Paragominas: Redução dos casos de Covid-19 aumenta oferta de leitos clínicos no HRPL

Atualmente, a média de ocupação na Clínica Médica é de 31%, liberando leitos para o atendimento de outras doenças. O hospital é referência em tratamento de Covid-19 na região
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Hospital Regional Público do Leste é referência em tratamento de Covid-19 na região

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no sudeste do Pará, registrou queda acentuada na admissão de pacientes com Covid-19 na Clínica Médica entre 1º a 22 de julho. Segundo o hospital, dos seis leitos disponíveis, apenas um está ocupado e com caso moderado da doença.

Com isso, aumentou a oferta de leitos para usuários de outras patologias, oriundos de municípios da região. A casa de saúde é referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 na região.

Para o enfermeiro Clóvis Guse, diretor assistencial do HRPL, os dados positivos refletem a eficácia do planejamento vacinal do governo do Pará e a condução acertada para a assistência dos pacientes com Covid-19 na rede de assistência do estado, da qual o hospital faz parte desde março do ano passado. “Na Clínica Médica estávamos com uma média de 31% da taxa de ocupação, já em plena redução se comparado com os meses anteriores. Hoje, a unidade tem apenas um paciente internado e prestes a ter alta clínica,” diz Clóvis Guse.

Ele detalha ainda que, nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a admissão de pacientes com perfil grave já chegou próximo a 90%. Mas em julho, a admissão nesses leitos baixou para 53%. No entanto, ele observa que a demanda por UTI ainda é expressiva, por isso as medidas protetivas devem ser mantidas.

“Estamos trabalhando, junto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para reduzir esse percentual cada vez mais,” afirmou o gestor, ressaltando a importância da participação da população na redução do número de casos de Covid-19 no estado, evitando aglomeração, usando máscara e higienizando as mãos sempre que possível, com água e sabão ou álcool em gel. 

Referência

O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do governo do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. A unidade dispõe de 14 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 em estado grave, sendo seis leitos de Clínica Médica e oito de UTI.

A unidade também é referência no atendimento de urgência e emergência às vítimas críticas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, desde 2018, é habilitada para cirurgias oncológicas. Os pacientes são referenciados pelos municípios e passam por avaliação na Central Regional de Regulação para obter atendimento no HRPL.

Devido a pandemia, as cirurgias eletivas realizadas pelo hospital estavam suspensas e as consultas laboratoriais foram reduzidas em 50%. Estavam sendo mantidos os serviços para pacientes que precisam de tratamento contínuo, assim como os tratamentos de urgência e emergência. Com a queda no atendimento para Covid-19 desde o dia 15 de maio, a gestão do Hospital reabriu 100% do atendimento normal.

O HRPL é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Tina DeBord – com dados do HRPL