Paragominas: ParáPaz realiza Ação Cidadania e entrega mais de 300 carteiras de identidade

A Ação Cidadania foi realizada nesta sexta (11) e sábado (12), na Escola Edna Aquino, no bairro Nagibão, a cerca de 18 km do centro de Paragominas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Ação Cidadania da Fundação ParáPaz beneficiou moradores de Paragominas

Continua depois da publicidade

O programa Ação Cidadania do governo do estado, executado pela Fundação ParáPaz, foi realizado nesta sexta (11) e sábado (12), em Paragominas, no sudeste do Pará. Nos dois dias de ação foram expedidas mais de 300 carteiras de identidade à população.

“Quando cheguei aqui não imaginava que ia voltar para casa com a identidade na mão. Foi uma surpresa muito boa porque já faz um tempo que tento tirar a 2ª via e não chegava nem perto de conseguir. Até achei que fosse ficar pronta só daqui a alguns dias e quando recebi fiquei ainda mais feliz,”, declarou Cleocimar Duarte, de 43 anos, uma das beneficiadas na ação realizada na Escola Edna Aquino, no bairro Nagibão, distante cerca de 18 km do centro da cidade de Paragominas.

Segundo o diretor de ações estratégicas da Fundação ParáPaz, Sidney Gouvêa, a ação beneficiou pessoas de várias localidades do município. “Chegaram pessoas de locais mais distantes para participar do evento e, por conta disso, priorizamos a entrega do RG para o mesmo dia, pois sabemos da dificuldade de transporte e, muitas vezes, do tempo de cada um,” ressaltou o diretor. “Procuramos fazer sempre o melhor por onde passamos e quem ganha é o povo”.

O adolescente Pedro Henrique dos Santos, de 20 anos, nasceu com paralisia cerebral e necessita de cadeiras de rodas para se locomover. Mesmo diante das dificuldades, a mãe de Pedro, Cleocilene Santos, 39 anos, levou o filho para atualizar o documento, essencial para o recebimento dos benefícios que ajudam na renda familiar. 

“Com ele na cadeira de rodas é muito difícil andar pelas ruas. Quando soube que o governo vinha pra perto de casa eu nem acreditei, porque viemos andando e foi tranquilo e rápido o atendimento. Só de pensar que não tivemos que pagar nada foi uma felicidade só,” agradeceu a dona de casa, que ainda ficou surpresa com o novo modelo que permite incluir informações como ícones para pessoas com deficiência e condições de saúde do portador.

A Ação Cidadania concentra, em um só local, serviços essenciais à comunidade que pode resolver pendências de documentação, saúde, ter acesso à informação e ainda participar de outras atividades disponíveis. Os projetos Balcão da Juventude, Entre Elas e Espaços Abertos garantiram atendimentos às crianças, jovens, adultos e mulheres durante toda a programação. 

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. Nesta segunda e terça-feira (14 e 15), a caravana se instalará em Ourém, seguindo para Santa Luzia do Pará, nos dias 17 e 18; dia 19 em São Francisco do Pará; 21 e 22 em Igarapé-Açu; e por último em Ananindeua, nos dias 24 e 25, com a parceria da Secretaria de Saúde (Sespa), Polícia Civil e Defensoria Pública do Estado.

Tina DeBord

Posts relacionados