Paragominas e Paysandu vencem pelo Campeonato Brasileiro das Séries D e C, respectivamente

O Jacaré goleou o Moto Club (MA), fora de casa, e o Papão bateu o Jacuipense (BA) na Curuzu
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Paysandu venceu o Jacuipense e voltou ao G4 do Grupo A (Foto: John Wesley/Ascom Paysandu)

Continua depois da publicidade

Mais duas equipes do futebol paraense entraram em campo na tarde e noite deste sábado (14) pelo Campeonato Brasileiro. O Paragominas encarou o Moto Club (MA), no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís, pela 11ª rodada do Grupo 2 da Série D. Já o Paysandu recebeu o Jacuipense (BA) no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, duelo válido pela 12ª rodada do Grupo A da Série C. 

Moto Club 1 x 4 Paragominas

Em uma saída errada do Moto Club, Kaikinha chutou colocado e a bola passou tirando tinta da trave do goleiro Mateus. No lance seguinte, Aleílson fez boa jogada individual e tocou para trás, o goleiro Mateus chegou a desviar, mas a bola sobrou para Dutra finalizar, sozinho, para o fundo do barbante, aos sete minutos, 1 a 0 PFC. Só dava Jacaré. Kaikinha deu passe para Aleílson, que arriscou o chute e mandou para fora. 

Novamente Aleílson chegou driblando a defesa adversário e bateu para o gol, o goleiro Mateus espalmou, salvando o segundo tento do Paragominas, mas não demorou para o PFC chegar ao segundo. Edicleber cobrou escanteio, o atacante Aleílson desviou, e o zagueiro Wanderlan chegou de cabeça no segundo pau para ampliar, aos 34 minutos, 2 a 0. No segundo tempo, finalmente o Moto Club chegou, com Ted Love, que tocou para o chute de Henrique e o goleiro Dida espalmou para escanteio. 

O Paragominas foi cirúrgico e, no contra-ataque fulminante, Buiu tocou para Aleílson, que chutou na saída do goleiro Mateus, aos 12 minutos, 3 a 0 PFC. O Papão do Maranhão chegou ao seu gol. Ted Love cobrou falta, a bola desviou na barreira e matou o goleiro Dida, diminuindo para os donos da casa, aos 14 minutos. Henrique recebeu passe e arriscou da entrada da área – dessa vez a tentativa do Moto foi pela linha de fundo.

Lance da partida entre Moto Club e Paragominas (Foto: Ascom Moto Club)

Quem marcou novamente foi o Jacaré: Dutra arriscou de fora da área, o goleiro Mateus rebateu e, na sobra, Edicleber mandou para o fundo do gol, aos 21 minutos, 4 a 1 Paragominas. O Moto teve a chance com Márcio Diogo, que recebeu passe já dentro da área e soltou o pé, mas o goleiro Dida defendeu à queima-roupa. Placar final: Moto Club 1 x 4 Paragominas.

Com a goleada, o Paragominas chegou aos 14 pontos e ocupa o sexto lugar dentro do Grupo 2, enquanto o Moto Club tem 15 pontos e segue dentro do G4, na terceira colocação. O Paragominas volta a campo diante do Imperatriz (MA), no próximo sábado (21), às 18h, na Arena Verde, em Paragominas. A partida será válida pela 12ª rodada da Série D. 

Paysandu 2 x 0 Jacuipense

O Jacuipense chegou primeiro com Thiaguinho, que roubou a bola e chutou de fora da área, o goleiro Victor Souza fez a defesa. O Paysandu respondeu com Rafael Grampola, que recebeu passe e finalizou da meia-lua, mas a bola foi para fora. O time baiano tentou marcar na bola parada, quando Charles levantou na área e o goleiro Victor Souza saiu para defender. Na pressão do Jacuipense dentro da área do Papão, Dionísio se livrou da marcação e chutou por cima da meta bicolor. 

O time alviceleste tentou marcar, depois que Ruy cruzou para Rafael Grampola, o goleiro Jean conseguiu sair do gol e afastar o perigo. Novamente o Papão tentou, quando Leandro Silva ganhou jogada pela direita e tocou para o volante Marino, que chutou da entrada da área, mas a bola acabou tocando em Rafael Grampola e se perdeu pela linha de fundo. Na sequência, Leandro Silva cobrou lateral, Marino desviou de cabeça e Rildo finalizou de primeira, aos 36 minutos, 1 a 0 Papão.

O Jacupa respondeu rapidamente: quando Dionísio cobrou falta, o zagueiro Perema desviou de cabeça e Bambam chutou para fora. Em mais uma falta para o Jacuipense, Charles cobrou e o goleiro Victor Souza defendeu. O time bicolor tentou com Ratinho, que experimentou de fora da área e errou por muito a pontaria. No segundo tempo, Ratinho tabelou com Rafael Grampola e arriscou outro chute, mas a bola passou sem perigo e foi para fora.

O time baiano quase empatou com Thiaguinho, que chegou batendo de primeira e a bola passou muito perto da meta do goleiro Victor Souza. O volante Charles cobrou falta e o goleiro Victor Souza salvou o Papão outra vez. Minutos depois, Charles cobrou mais uma falta, a bola ficou na barreira; na sobra, Thiaguinho chutou para fora. Por pouco os visitantes não chegaram ao empate, quando o perigoso Thiaguinho chutou cruzado e Geovane Itinga não conseguiu chegar à bola.

Os jogadores do Paysandu pediram pênalti quando Marlon chutou e a bola bateu no cotovelo do zagueiro Tiago Alves – como o braço estava colado no corpo, o árbitro mandou seguir. Em uma bola parada para o Papão, Ruy cobrou a falta diretamente para fora. O time bicolor foi ao ataque com Jhonnatan, que cruzou, mas a bola bateu no braço de Raion dentro da área e agora sim a arbitragem assinalou um pênalti. Ruy cobrou no meio do gol e marcou, aos 50 minutos. Placar final: Paysandu 2 x 0 Jacuipense.

Com a vitória, o Paysandu voltou ao G4 do Grupo A da Série C, somando 19 pontos e ocupando a segunda posição, enquanto o Jacuipense é apenas o nono colocado, com dez pontos, e segue na zona de rebaixamento. O Paysandu volta a campo diante do Volta Redonda (RJ), no próximo domingo (22), às 18h, no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, duelo válido pela 13ª rodada da Série C. 

Por Fábio Relvas