Paragominas: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal realizam vistoria em barragem

Esse tipo de vistoria é rotineira, para prevenção de acidentes, que podem causar danos de grandes proporções, como o ocorrido em Brumadinho, em Minas Gerais
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado e da Defesa Civil Municipal realizou vistoria a uma barragem em Paragominas, no sudeste do Pará. A vistoria foi realizada, na manhã desta quarta-feira (16), e faz parte das ações de prevenção a acidentes do estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, esse tipo de vistoria é realizada com periodicidade nas barragens dos empreendimentos minerários no Pará, objetivando evitar desastres, como o ocorrido em Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro de 2019, quando houve o rompimento de uma barragem de rejeitos, da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, causando a morte de várias pessoas. Após esse desastre, considerado o maior do país, houve toda uma mobilização e ações para aumentar a segurança das barragens instaladas no Pará.

Vale ressaltar que a barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão era classificada como de “baixo risco” e “alto potencial de danos”. Acumulando os rejeitos de uma mina de ferro, ficava no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão, no município de Brumadinho. Além da perda de vidas humanas, o acidente causou danos ambientais incalculáveis. 

Por conta disso, ressalta o Corpo de Bombeiros, as fiscalizações agora são periódicas nas barragens instaladas estado. Na fiscalização, que é feita com o acompanhamento de um geólogo, é feito o monitoramento e acompanhamento das condições de funcionamento e segurança das barragens.

Tina DeBord