Paraense Rômulo Mello assume a presidência do ICMBio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Romulo MelloFoi publicada ontem (15), no Diário Oficial da União a Portaria 1.080/2016, que nomeia o paraense Rômulo José Fernandes Barreto Mello presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Rômulo Mello é um dos grandes profissionais na área ambiental de nosso país. Ele nasceu na cidade de Gurupá, no Estado do Pará, em 18 de agosto de 1958,  e é filho do funcionário público e político José Vicente de Paula Barreto Mello e da professora Maria Raimunda Santos Fernandes Mello.

Formado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), Rômulo Mello fez carreira na capital federal tornando-se um gestor que contribuiu ao longo dos últimos 30 anos para consolidar as políticas públicas de proteção da natureza brasileira. Foi presidente do Ibama, quando teve o privilégio de propor a criação de 6,8 milhões de hectares de áreas protegidas distribuídos por 20 Unidades de Conservação, oito delas na Amazônia. Presidiu, também, o ICMBio, de agosto de 2008 a fevereiro de 2012, período que as ações do instituto contabilizaram importantes avanços, em especial à gestão das Unidades de Conservação (UC) e a conservação das espécies ameaçadas.

Rômulo José Fernandes Barreto Mello se estabeleceu como um profissional cheio de disposição e sonhos. Possui uma trajetória ascendente, sempre galgando cargos de destaque nos órgãos executores da política ambiental. Foi protagonista em muitos momentos importantes do meio ambiente nacional, e certamente colaborará muito para o crescimento do ICMBio com o conhecimento que adquiriu ao longo de sua carreira.

Publicidade