UFPA abre inscrições para Processo Seletivo 2021

São 196 cursos com 7.355 vagas ofertadas em 19 municípios. A Universidade utilizará nota do Enem para preencher todas as vagas. Confira o edital aqui.

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2021. Serão 196 cursos com 7.355 vagas ofertadas em 19 municípios paraenses, incluindo 196 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD). A inscrição é online e pode ser feita até 5 de fevereiro. A expectativa é que cerca de 90 mil estudantes participem do vestibular.

Segundo a UFPA, o valor da taxa de inscrição é R$ 50 reais e o pagamento pode ser feito até o dia 19 de fevereiro. Para quem deseja a isenção da taxa de inscrição deve solicitar o benefício no ato da sua inscrição, mas precisa comprovar ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada, com bolsa integral de estudos.

Enem

O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020 previstas presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no formato digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Metade das vagas da instituição é reservada para candidatos da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Dessas vagas, 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs podem se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.

Novidade

A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as) deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração.

Confira o edital

Por Dayse Gomes

(Com informações da UFPA)