Pará ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

lavagemdinheiroO Ministério da Justiça lança nesta segunda-feira (8), no Pará, mais um laboratório contra lavagem de dinheiro. A unidade interliga sistemas e programas de computador capazes de pesquisar a vida de pessoas envolvidas em algum ilícito, inclusive o relacionamento desses investigados com outras pessoas e empresas e suas movimentações financeiras.

Para o coordenador da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia do Ministério da Justiça, Roberto Zaina, a unidade vai ajudar os órgãos de investigação e de justiça a descapitalizar os criminosos. Além disso, vai possibilitar a indenização das vítimas de crimes econômicos

A unidade paraense é a sexta instalada na região amazônica. Já existem laboratórios no Tocantins, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá.

Desde 2007, quando foi criado o primeiro laboratório contra a lavagem de dinheiro, o Ministério da Justiça já investiu cerca de 42 milhões de reais para equipar essas unidades. De lá pra cá, o órgão analisou no mínimo 2,2 mil casos e identificou 21 bilhões de reais em recursos com indício de origem criminosa.

Publicidade