Novos tempos: 1º embarque de manganês a partir do Porto privado da Marabá Logística, em Marabá

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Post capturado do perfil pessoal no Facebook do secretário de Indústria e Comércio de Marabá, Ítalo Ipojucan.

Embarque“Para os incrédulos, eis ai o primeiro embarque de manganês a partir do Porto Privado da Marabá Logística, ocorrida ao longo dos últimos 7(sete) dias e hoje iniciando viagem para Barcarena.

Um embarque no estilo bandeirante, de forma bem artesanal, diria. Nesse momento ainda sem os investimentos anunciados, que devem começar a ocorrer em abril próximo. O embarque contou com 08(oito) barcaças (foto), com capacidade transporte de 600 toneladas cada unidade. A nova empresa já garante que em meados de janeiro/fevereiro de 2015, estará embarcando soja em Marabá.

Como havia divulgado, os investimentos iniciais da ordem de 200 milhões, vem sinalizar uma Marabá antes, outra depois da hidrovia. Esse é o sinal primeiro para o grande volume de negócios que a navegação no Tocantins irá proporcionar em especial para Marabá.

O porto irá estar estruturado com 4(quatro) pontos de atracação; 03 (três) para grãos e 01(hum) para minérios. Permite nesse momento, independente das obras do Pedral do Lourenço, a navegação em tempo de águas altas no Tocantins.

De tantas idas e vindas a Brasília, muitas vezes objeto de gozação, essa semana a luz no fim do túnel se mostra mais intensa, brilhante. Em ligação telefônica, a ministra Miriam Belchior confirma ao Senador Jader Barbalho, movimentos para a vinda da presidente Dilma ao Pará com o objetivo de assinar o Edital de Licitação da Obra do Pedral.

No mesmo telefonema, pede ao Senador que indique o local ideal para tal anúncio, pelo que o Senador se prontificou em apontar Marabá como o ideal. Disse o Senador que o local deveria ser Marabá em virtude de ser o centro irradiador dos benefícios do projeto.

As fotos a seguir, marcam o pioneirismo de empresários que acreditam na região e na hidrovia. Marca igualmente o resultado, mesmo que parcial, do trabalho de um grupo que obstinadamente acreditou que era possível e agora começa a apresentar seus resultados, decorridos mais de 12 meses desde o início dos trabalhos.

Aos críticos de plantão, que via de regra sempre adotaram a postura da crítica pela crítica, que não saíram da cadeira ou da rede para lutar pelos resultados dessa busca, ai o início de grandes realizações. Naturalmente protagonizado por uma infinidade de pessoas que não só acreditaram, mas principalmente, agiram”.

Ítalo Ipojucan

3 comentários em “Novos tempos: 1º embarque de manganês a partir do Porto privado da Marabá Logística, em Marabá

  1. agenor garcia Responder

    Caro Dudu,

    Boa notícia. O Tocantins, o rio, tem uma página nova na sua história de via transportadora de minério. Italo, em seu post se esqueceu de dar nome ao proprietário do porto de embarque. Se não me engano é do dinâmico porecatuense Dilvaldo Salvador de Souza. Hoje, a pessoa que mais acumula informações a respeito da dinâmica de navegação do Tocantins. Tenho acompanhado suas palestras e intervenções nos encontros empresariais e políticos que trataram do assunto, desde o governo Tião Miranda, ocasião em que ocupei a secretaria de Comunicação em Marabá. Hoje, Divaldo é o mais competente lobista dos empresários mato-grossenses que estudam a possibilidade de escoar soja pelo canal do Tocantins. Resta-nos, então, saber como ficou a conta dos impostos devidos a Marabá para esse tipo de atividade comercial. Se foram recolhidos. Quanto foi. E se a estiva, através do Sindicato dos Estiadores do Pará estão ou não atuando na área.
    Grande abraço,
    Agenor Garcia
    jornalista.

  2. Sena Responder

    Se os principais envolvidos nesse projeto – políticos, governos (Municipal/Estadual/Federal), empresários – realmente levassem a sério, o Pará e, principalmente, esta região do Estado não estaria aguardando tanto tempo para vê-lo operar.
    É o que se diz, a tal da vontade política, por onde perpassam os interesses, geralmente, escusos aos da região e seu povo que pagam os impostos mais escorchantes que se tem notícias…

  3. vitor Responder

    As tão faladas “PARCERIAS PUBLICO PRIVADAS” SE O GOVERNO REALMENTE QUISESSE DEIXAR A INICIATIVA PRIVADA TOCAR, COM ESTA ADMINISTRANDO O INVESTIMENTO SEM INGERÊNCIA POLITICA ESTE FEITO JÁ ESTARIA REALIZADO! ESTE PEQUENO GESTO MOSTRA O QUANTO EMPREENDEDORES SÃO OS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO!!!

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