Nove marcas brasileiras entre as 10 mais valiosas da América Latina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Segundo o levantamento da Brand Finance, entre as dez marcas mais valiosas do América latina, nove são brasileiras. Ainda de acordo com esse estudo realizado pela empresa de avaliação e gestão de marca, o Bradesco é a que mais detêm valor entre todas elas, na casa de R$ 31,9 bilhões.

No top Five, o ranking ainda traz o Banco Itaú, em 2º lugar, com R$ 26,8 bilhões, seguido de Banco do Brasil (R$ 14,8 bilhões), Claro, do México (R$ 11,6 bilhões) e Banco Santander do Brasil, com valor de marca de R$ 11,4 bilhões. Em território nacional, a soma das 100 maiores marcas presentes atingiu o valor de R$ 330,8 bilhões em 2012, um crescimento de 7% comparado a 2011.

“Este resultado, embora superior ao apresentado pelo PIB no período, foi inferior a 2011, quando as marcas registraram crescimento de 17%, e reflete as incertezas do cenário econômico nos últimos 12 meses. Mas ainda assim, as marcas apresentaram índices de evolução, já que são ativos estratégicos mais resistentes e duráveis em momentos de crise", afirma Gilson Nunes, CEO da Brand Finance América Latina.

De acordo com Nunes, a liderança da marca Bradesco e as posições de Itaú, Banco do Brasil e Santander no ranking entre as 10 primeiras colocações sinaliza a solidez dos bancos brasileiros e a melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos.

As mudanças mais importantes na edição deste ano do levantamento, conforme o executivo, foram a inclusão de marcas de outros países da América Latina e a ampliação do ranking de 100 para 150 marcas mais valiosas, dentro de um leque de estudos que envolveu um total de 1.200 marcas.

“No resultado final, o Brasil representa 84% do valor total das 150 marcas mais valiosas; e o México se destaca como o segundo país em melhor posição, com a presença de 11 marcas que somam total de R$ 39,8 bilhões no rol das 150", explicou Nunes.

As 10 marcas mais valiosas da América Latina

2012

2011

Marca

País

Valor 2012 (R$)

1

1

Bradesco

Brasil

31,9 bilhões

2

2

Itaú

Brasil

26,8 bilhões

3

3

Banco do Brasil

Brasil

14,8 bilhões

4

N.D.

Claro

México

11,6 bilhões

5

7

Banco Santander

Brasil

11,4 bilhões

6

4

Petrobras

Brasil

11,2 bilhões

7

8

Walmart

Brasil

9,5 bilhões

8

5

Vivo

Brasil

8,8 bilhões

9

13

Vale

Brasil

8,0 bilhões

10

11

Fiat

Brasil

7,9 bilhões

Fonte: ADNews

Publicidade

Posts relacionados