Nota da Central das Vans sobre a suposta paralisação por parte dos cooperados em Parauapebas

Continua depois da publicidade

CENTRAL DAS COOPERATIVAS DE TRANSPORTE DE PARAUAPEBAS – CENTRAL, pessoa jurídica, inscrita no CNPJ sob o nº 13.374.609/0001-72, estabelecida no Loteamento Industrial Sol Nascente, Lotes 12 e 13, Bairro Sol Poente – Parauapebas – PA – CEP 68.515-000, por intermédio de seu representante legal, vem respeitosamente requerer o exercício de DIREITO DE RESPOSTA ao Blog Zé Dudu (https://www.zedudu.com.br/), o que faz nos seguintes termos:

Na data de hoje (04/11/2015), está sendo veiculado nesse canal de comunicação, matéria intitulada de “Cooperados da Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas planejam paralisar atividades por tempo indeterminado”, onde relata o planejamento de uma suposta paralisação dos Cooperados por tempo indeterminado, até que  toda a atual diretoria executiva da Cooperativa renuncie, em razão de supostas irregularidades na atual gestão e alguns contratos, além de atrasos nos repasses dos Cooperados.

Ocorre que as alegações são flagrantemente infundadas.

Inicialmente, cumpre esclarecer que a Central das Cooperativas presta serviços de transporte, e atua precipuamente na administração de parte dos micro-ônibus que executam o transporte público local, uma vez que esta possui permissão do Município para prestação desse serviço.

Como Cooperativa todas suas ações e gastos passam por votação dos cooperados, sendo certo que qualquer contratação ou investimento feito, só executado após aprovação em Assembleia Geral.

De igual modo, a Diretoria é escolhida e formada pelos próprios Cooperados após a realização de Assembleia Geral, na qual todos os membros são convocados para participação e deliberação.

Ressalte-se que até a prestação de contas também é submetida à fiscalização e aprovação do Conselho Fiscal, igualmente formado por cooperados.

Ademais, todos os documentos sociais são submetidos à Junta Comercial do Estado do Pará – JUCEPA.

Portanto, inexistem irregularidades na atual gestão ou contratos celebrados, uma vez que toda a atividade social é feita em estrita observância à legislação vigente e ao Estatuto Social, visando sempre o bem estar de nossos membros e a prestação de serviço de transporte público de qualidade.

Acerca da suposta paralisação, sabemos que o direito a greve é uma garantia constitucional, todavia, se ela efetivamente vier a ocorrer será infundada, pois ainda que estejamos passando por um momento crítico em nosso país, essa Cooperativa está cumprindo com os repasses das quotas-partes aos associados, sendo inverídico o alegado atraso nos pagamentos!

Reafirmamos aqui que a administração e a prestação de contas da Cooperativa é feita por seus próprios Cooperados e é aberta à participação de seus Cooperados. Até a matéria veiculada nesse Blog, a atual diretoria da Cooperativa nunca recebeu qualquer reclamação dos cooperados sobre a atual gestão, nem mesmo no momento de sua eleição.

Portanto, essa Cooperativa desconhece os fatos noticiados nesse Blog, bem como contesta tais fatos, haja vista sua atuação é feita de forma transparente e em total observância ao que rege o Estatuto Social.

Em pese a liberdade de expressão também ser uma garantia constitucional, esta também deve ser exercida com cautela para não ferir outros direitos tutelados por nossa Carta Magna, como o direito a honra e imagem, uma vez que uma matéria publicada sem nenhum lastro de verdade, traz sérios prejuízos a essa Cooperativa que com muito esforço tem buscado se estabelecer no Município.

Diante do exposto, solicitamos o direito de resposta, por meio da publicação da citada nota.

Jovelino Mendes do Amaral
Presidente da Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas

Nota do Blogger:

Em momento algum o Blog fez qualquer acusação contra a Central, tampouco emitiu opinião sobre os fatos narrados na matéria que, insisto, repercutiu e-mail recebido de um dos cooperados da mesma.

Conforme relatado na postagem, o Blogger tentou contato com a direção da Central, mas, infelizmente, não foi atendido.

Prezando sempre pelo bom jornalismo, informamos que este direito de resposta foi publicado amigavelmente, sem que nenhuma das partes procurassem a justiça para tal, já que, o objetivo é o de informar com segurança e eficiência.  Por assim pensar e agir, e em prol da “liberdade de expressão”, o Blogger jamais poderia deixar de publicar o e-mail recebido e assinado em forma de denúncia, fato agora desmentido pelo presidente, pois, cabe aos LEITORES deste Blog, a quem devo toda a credibilidade conseguida ao longo desses sete anos, fazer juízo de valor sobre as declarações prestadas pelo denunciante e pela direção da Central.

Deixe seu comentário

Posts relacionados