Neste domingo Jacundá completa 58 anos de fundação

Para comemorar, a Prefeitura Municipal promove três dias de festa
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

O município de Jacundá, localizado na zona fisiográfica do Itacaiúnas, foi criado no início da década de 1960. As suas terras pertenceram, primitivamente, aos municípios de Marabá e Itupiranga. Neste domingo, 29 de dezembro, os jacundaenses comemoram os 58 anos de emancipação político-administrativo. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal patrocinou três dias de festa no Estádio Mulatão, com entrada franca.

A banda gospel Som e Louvor abriu a primeira noite de festa, no dia 27. No sábado, 28, Wanderley Andrade. E para encerrar a programação festiva a banda da cantora Naiara Azevedo se apresenta na noite de domingo, 29. Nas três noites também se apresentam cantores locais. Os organizadores estimam que 20 mil pessoas participem da programação.

O prefeito Ismael Barbosa disse, em entrevista à uma emissora de rádio local, que o primeiro show foi dedicado ao agradecimento a Deus. “A gente fica feliz de estar trazendo a banda Som e Louvor, dá enorme satisfação de os cantores se apresentarem na cidade, onde a banda nasceu”.

Ismael citou que o ano de 2019 foi difícil, especificamente no campo econômico. “Mas estamos torcendo que o próximo ano seja muito produtivo”.

O chefe do Ministério Público jacundaense, promotor Sávio Ramon Batista da Silva, chegou a pedir à Justiça a “suspensão do evento em comemoração do aniversário de 58 anos da cidade de Jacundá, bem como seja determinada a suspensão e ou cancelamento dos empenhos e liquidações de todos os contratos celebrados para a realização do evento”. 

História

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, figura no município de Marabá o distrito de Jacundá. Uma época importante para os moradores das margens do rio Tocantins, que sonhavam com a emancipação política e administrativa.

No dia 31 de dezembro de 1947, pela Lei Estadual nº 62, desmembra o distrito de Jacundá para formar o novo município de Itupiranga. E, mais uma vez, a esperança de transformar o distrito em município ficou mais perto da realidade. Assim permanecendo em divisão territorial até 1960. 

Desmembrado de Itupiranga e levado à categoria de município com a denominação de Jacundá pela Lei Estadual nº 2460, de 29 de dezembro de 1961, o município foi instalado e constituído em 31 de março de 1962. (Antonio Barroso)

Publicidade