No dia 24/02/2020 o navio Stellar Banner foi carregado com 300 toneladas de minério de ferro e 3 mil toneladas de óleo. A embarcação saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, com destino ao comprador em Qingadao, na China.
Durante a navegação, ainda na costa brasileira, o navio foi encalhado em um banco de areia pelo comandante na tentativa de evitar o naufrágio. Segundo o comandante, algumas fissuras no casco foram identificadas logo após a saída da embarcação do terminal de cargas, e prevendo que o navio iria afundar, decidiu jogá-lo contra um enorme parcel para encalhar e tentar salvar o navio.
Durante meses, rebocadores deram apoio à embarcação, ajudando no resgate dos 20 tripulantes e permaneceram na área para dar segurança à navegação e ao andamento do resgate do navio.
Mergulhadores foram convocados para analisar os 25m de rasgo no casco para tentar consertá-lo e realizar a reflutuação posteriormente.
28/02/2020
O IBAMA publicou um comunicado confirmando o vazamento de 333 litros de óleo no mar.
04/06/2020
O navio foi rebocado de onde ficou encalhado e passou a ficar em águas mais profundas, cerca de 111 km de São Luís.
06/06/2020
A Marinha do Brasil informou para imprensa que o navio Stellar Banner seria afundado a 150km da costa maranhense, após decisão do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) com a confirmação do proprietário da embarcação (armador) após a análise dos relatórios da salvatagem.
12/06/2020
Realizado o afundamento do Stellar-Banner com sucesso em águas maranhenses.
Fonte: Brasil Mergulho