Mulheres de 20 – O Filme

Continua depois da publicidade

Em Parauapebas, uma cidade com apenas 22 anos localizada no sudeste do Estado do Pará, há 20 anos acontece, durante o mês de março, um evento chamado Encontro da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro é marcado por uma gincana cultural e esportiva onde equipes formadas por mulheres competem entre si para sagra-se campeã do encontro.

Em 2010, por solicitação da Secretaria da Mulher, a HD Produções preparou o documentário “Mulheres de 20”, que narra essa história através da memória das mulheres que participaram e ainda participam de uma das maiores manifestações femininas do interior do Brasil. Com saudosismo, emoção e humor o filme faz uma justa homenagem à todas essas mulheres, as mulheres de 20.

Filme Mulheres de 20

Ficha Técnica 
Filme de IVAN OLIVEIRA
Realização HD PRODUÇÕES
Imagens GILSON MESQUITA
Montagem EDINAN COSTA e IVAN OLIVEIRA
Som WILLAME REIS
Arte IVAN OLIVEIRA
Gênero DOCUMENTÁRIO
Duração 42 MINUTOS
Filmado em PARAUAPEBAS – PARÁ

O filme teve sua pré-estreia no Dia Internacional da Mulher no Salão do Atrium Hotel e entra na sua fase de finalização digital (equalização de áudio e correção de cores) e será lançado em DVD, disponível, em breve, no site da HD Produções (www.hdproducoes.com.br) para download.

O documentário será inscrito em festivais de cinema e levará positivamente o nome da cidade de Parauapebas Brasil a fora.

7 comentários em “Mulheres de 20 – O Filme

  1. Willame Reis Responder

    Em nome de toda a equipe HD PRODUÇÕES, quero falar que esse filme foi feito para mostrar o valor que a mulher de Parauapebas tem. Quero parabenizar ao meus grandes amigos Edinan Costa, Gilson Mesquita, Ivan Oliveira, Pelo trabalho maravilhoso que foi produzido com muita dedicação e trabalho em equipe.

  2. Nice Responder

    “Eu adoro ser mulher, eu adoro vista saia, eu adoro quando fico menstruada…”(depoimento de Fatinha, personagem do filme). Quando eu assisti este filme fiquei emocionada com os depoimentos destas mulheres, a forma natural como elas falaram em frente as lentes da câmera, foi um trabalho de direção muito bem executado, quem entende de documentário sabe o quanto é difícil extrair um bom depoimento do entrevistado. Parabéns aos realizadores, que este filme possa mostrar outros brasis para os brasileiros.
    Espero que ele seja exibido novamente assim mais pessoas terão a oportunidade de assistir
    essa história única, que é nossa… De Parauapebas para o mundo.

  3. Maurício Norati Responder

    Parabéns a equipe da HD Produções pelo trabalho, tive a oportunidade de assistir a pré-estréia e vi que o filme não deve nada a nenhuma produção nacional. Quero aqui deixar meu apoio a estes profissionais que quase anonimamente contribuem verdadeiramente para o enriquecimento intelectual e cultural de Parauapebas. Cinema é a maior de todas as artes.
    Parabéns HD.

  4. Amparo Borges Responder

    UM NOVO PASSO NA HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS

    Quem disse que sensibilidade é um sentimento exclusivo da mulher? Ou “Coisa de mulherzinha” Errou. A sensibilidade, seja ela do homem ou da mulher, aliada ao talento e somada a parcerias, não poderia resultar em outra coisa a não ser o sucesso. Foi o que vi quando assisti o documentário Mulheres de 20 produzido pela HD FILMES E PRODUÇÕES, com roteiro e direção do Ivan Oliveira.
    Afirmo, sem medo de errar, que esse documentário integra a rara cepa de filmes que são capazes de transformar e eternizar na telona a memória humana através de relatos de quem vivenciou duas décadas de transformações e evolução do comportamento feminino.
    Assisti ao filme analisando as reações: Risos, lágrimas, rivalidades, saudades… Emoção. Sentimentos que sempre fizeram parte dessas jovens Mulheres de 20. Por outro lado, vi também: Ansiedade, medo, e porque não dizer… Angústia, dos jovens produtores… Mas, calma! Foi só uma questão de tempo. O eterno instante entre o início da solenidade até o PLAY.
    E lá estavam elas… Recordando um tempo que não volta mais. Mas que, no entanto, nunca passou. Apenas se transformou.
    E lá estavam eles, os produtores. Criadores e criatura, atentos às reações, as sensações, mesmo sabendo de cor e salteado a cena seguinte.
    Trata-se de depoimentos de mulheres que ao longo de 20 anos de luta conseguiram conquistar seu espaço em Parauapebas e mostrar a que vieram. Com um tom saudosista o documentário conseguiu resgatar belas histórias capazes de remeter os telespectadores a aromas, sabores e texturas de um passado próximo. Saudades…
    Os depoimentos coletados pelas lentes do jovem Gilson Mesquita ou simplesmente, Salgadinho, foram surpreendentes a ponto de surpreender às próprias entrevistadas. Com a temperatura, ruídos e sons que revelaram o verdadeiro sentimento que fez com que o Encontro das Mulheres durasse tanto tempo. O roteiro do Ivan e a dinâmica da montagem do Edinan fizeram 45 minutos passar deixando um gostinho de “Ah… já acabou?”.
    A nós, telespectadores, só resta o orgulho de ver prata da casa com o mesmo valor do ouro lá de fora. Aos governantes, a dica: Acreditem, apostem e invistam nos talentos de Parauapebas, porque isso é apenas o começo de tantas estórias e histórias que temos para mostrar.
    Parabéns MULHERES DE 20, com as suas histórias, conseguimos dar um outro passo na nossa história.

    Por: Amparo Borges

  5. Allyson Responder

    Gostaria de saber se este filme vai ser exibido novamente, quando? onde?
    Assisti o encontro da mulher esse ano e gostaria muito de ver esse filme, quando houver novas exibições por favor divulguem

  6. Ana Alice Responder

    Assisti este documentário na sua pré-estréia, adorei, todas as mulheres presentes aplaudiram o filme que mostrou com muita inteligência e de uma forma bem legal os 20 anos deste encontro. Parabéns aos realizadores, Parauapebas mostra cada vez mais que é uma cidade cheia de talento.

  7. marcos Responder

    CRISE NO PT – DARCI PODE SER EXPULSO DO PT
    A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores se reunirá hoje as 09:00hs, na sua sede na rua Tancredo Neves, Pauta a gestão do governo de Parauapebas, existe uma CRISE entre DARCI e a Executiva Municipal do PT, existia um pacto entre Darci e Executiva Municipal que não haveria mudanças no Governo, sem dialogar com o Partido, a Nomeação de Hernandes Margalho para SEFAZ, toda Executiva Municipal e contra a nomeação de Hernandes e Quésia.
    A Executiva Municipal do PT tinha decidido em resolução a ida do Coutinho para SEFAZ, Nilson Dias SEMOB, Semurb AE – Articulação de Esquerda, SEMMA OS, Opção Socialista, Saída de Luiz Vieira da SEMAD, SEMSA para o PP, Doutor Afonso, motivos saída urgente do Evaldo da SEMSA por ser a pior Secretaria do Governo, SAEEP PT Pra Valer.
    Sobre o boato da Cidade que João Fontana que Articulou 7 Vereadores é uma verdade as tendências avaliam que está articulação é do próprio DARCI, As TENDÊNCIAS DO PT, intende que o DARCI, quer deixar uma pessoa de confiança dele, na SEMOB e na SEFAZ para suas movimentações financeiras na Campanha de 2010. O DARCI falou da reunião da EXECUTIVA MUNICIPAL que Bel, cumpre ACORDO, “que tipo de acordo é esse que o Partido dos Trabalhadores desconhece”? Muitos na cidade falam que tem um acordo entre DARCI e BEL sobre revezamento de Governo que DARCI ficaria 8 anos do Governo e voltaria BEL. Esqueceram de combinar com PT é com a POPULAÇÂO.
    A EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT, vai convocar o Diretório Municipal que é órgão Maximo do Partido e pedirá a EXPULSÃO DA DARCI, o mesmo não cumpre o Estatuto do Partido está devendo 5 meses no Partido que dá mais ou menos os 12.000 mil reais, não cumpre as resoluções partidária, não participar do Partido está usando a LEGENDA.
    Tem tirado Dirigentes do PT é levado para outros Partidos exemplo João Fontana PT, PSDC e PMDB, fez isso com outros partidos, PV, PPS, PSB, PSC, isto é crime eleitoral.
    Todas as tendências estão unificadas no Partido, AS, DS,AE, PT PRA VALER, UNIDADE NA LUTA, OPÇÃO SOCIALISTA.
    EXPULSÃO DO DARCI URGENTE ANTES QUE PREJUDIQUE O PT O MAIS DO QUE ELE PREJUDICOU.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: