Motoristas terão que fazer teste para verificar consumo de drogas

Motoristas profissionais das categorias C, D e E – caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos com reboque acoplado – terão que passar por exame toxicológico de cabelo antes de adquirir ou …

Caminhoneiros e motoristas de ônibus serão obrigados a fazer exame que detecta o uso de drogas

Motoristas profissionais das categorias C, D e E – caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos com reboque acoplado – terão que passar por exame toxicológico de cabelo antes de adquirir ou renovar a carteira de habilitação.

Foi publicada anteontem no “Diário Oficial da União” a resolução 529 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que integra a Lei dos Caminhoneiros sancionada em março pela presidente Dilma Rousseff. Enquanto alguns defendem a medida como forma de reduzir acidentes, outros acreditam que a lei não soluciona as raízes do problema, a jornada excessiva de trabalho dos caminhoneiros.

O teste, considerado de “larga janela de detecção”, permite verificar se houve consumo de drogas nos 90 dias anteriores à analise (veja mais abaixo), enquanto exames de sangue e saliva só identificam o uso até, no máximo, cinco dias antes.

Para adquirir ou renovar a carteira, desde ontem, o candidato deverá realizar o exame em uma clínica homologada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que custará cerca de R$ 300.

Segundo o Ministério das Cidades, se for para admissão ou demissão de emprego, o teste passará a ser exigido a partir de 2 de março deste ano, data em que a portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social entra em vigor. Os exames valerão por 60 dias.

Norma vale para caminhoneiros e condutores de ônibus, micro-ônibus e veículos com reboque.

Fonte: D.Oficial da União

Um comentário em “Motoristas terão que fazer teste para verificar consumo de drogas

  1. muaçu Pereira de Lacerda Responder

    E quem nao esta trabalhando de MOTORISTA tem que fazer tambem?

Deixe seu comentário