Morreu o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

Continua depois da publicidade

“Se não entendo tudo, devo ficar contente com o que entendo.
E entendo que vejo estas árvores e que tenho direito a minha língua e que posso olhar nos olhos dos estranhos e dizer: não me desculpe por não gostar do que você gosta; não me olhe de cima para baixo; não me envergonhe de minha fala; não diga que minha fala é melhor do que a sua; não diga que eu sou bonito, porque sua mulher nunca ia ter casado comigo; não seja bom comigo, não me faça favor; seja homem, filho da puta, e reconheça que não deve comer o que eu não como, em vez de me falar concordâncias e me passar a mão pela cabeça; assim poderei matar você melhor, como você me mata há tantos anos.”

(Vila Real – 1979 – João Ubaldo Riberio)

UBALDO

Morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 73 anos, em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro, o escritor João Ubaldo Ribeiro. João Ubaldo — membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor de “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro” — foi vítima de uma embolia pulmonar.

O escritor ocupava a cadeira número 34 da ABL, desde 1993 e é ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Nascido em Itaparica, na Bahia, em 23 de janeiro de 1941, ele morou ao longo da vida em Sergipe, Lisboa, Berlim e Rio de Janeiro, onde acabou se fixando.

De acordo com a ABL, João Ubaldo deixa quatro filhos — dois do casamento com Mônica Maria Roters e outros dois com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro.

A assessoria de imprensa da ABL informou que o corpo chegará na sede da academia às 10h da manhã para o velório. Ainda não há informações sobre o local e o horário do enterro. João Ubaldo Ribeiro era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele sucedeu Carlos Castello Branco, após eleição em 7 de outubro de 1993.

1 comentário em “Morreu o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro

  1. Lesma lerda Responder

    bom dia zé.
    meu pai é leitor do seu blog já algum tempo,de uns tempos pra cá passei a lê-lo também,sobretudo por sermos aí da região.
    parabéns por dá a notícia do falecimento do João Ubaldo,o mesmo não ocorreu na maioria dos blogs que se dizem meio de informação.
    Além da tristeza pela perda precoce desse ilustre contador de estórias,me vem também a tristeza de ver na caixa de comentários a pouca repercussão da prematura partida desse grande brasileiro(ao meu ver certas pessoas não deviam morrer).
    muitas vezes vejo assuntos de pouca importância sendo discutidos a exaustão por seus leitores e nesse caso ninguém até agora fez qualquer comentário sobre esse fato,óbvio que fatos relevantes pra uns,podem não significar nada pra outros,até aí tudo bem!mas ha coisas no Brasil de pouca relevância que se tornam motivo de debates calorosos pelo povo de maneira geral.
    o cabelo do Neymar,qual a cor da chuteira,quem ta pegando quem na novela,o beijo gay,o BBB,quem traiu quem no meio das “celebridades” etc…etc…
    por essas e por outras que costumo dizer:enquanto o cidadão não tiver cultura jamais seremos uma grande nação.
    “viva o povo brasileiro”

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: