Morreu nesta madrugada o jornalista PC Reis

Continua depois da publicidade

PC 1 Há pouco fui subitamente acordado pelo tilintar da companhia de casa. Passava pouco das 5 horas da manhã. Era o amigo Hipólito Reis, filho do jornalista,  escritor, membro da academia sul paraense de letras e assíduo colaborador deste Blogger, PC Reis. Ele veio comunicar o falecimento do seu pai, que ocorrera há pouco.

Conversamos aquela conversa trivial relativa aos momentos em que nada há pra dizer, aquele papo de tentar consolar alguém que perdeu um pedaço do seu mundo, pura banalidade para quem teve o pai, amigo e companheiro como PC para os seus.

Natural de Oeiras – PI, 69 anos, PC foi o que se pode chamar de “homem do mundo” pela quantidade de informações e causos guardados em sua mente sobre as mais diversas situações e pelos que tinha capacidade de criar com a rapidez de um piscar de olho.

Tão logo o amigo Hipólito se despediu, fui tomar um banho para depois colocar aqui a comunicação do falecimento de PC e escrever algo sobre ele. Ao abrir a caixa de correio, havia a mensagem abaixo, que penso, relatar  muito bem quem foi  Pedro Cláudio de Moura Reis, o PC. Confira:

“Meu  Caro Zé,
Comunico a você o falecimento do PC, as 3:10 horas desta terça-feira. Pai querido, e admirado pelos filhos, jornalista forjado pela vida e um escritor que não resistia em escrever o lado simples da vida, foi ainda há pouco mas já deixa uma saudade enorme.

Quero que você meu amigo, diga alguma coisa no Blog. Diga que PC Reis foi dar um passeio em outra dimensão, que foi escrever uma outra crônica, que foi visitar amigos que foram antes dele e que o esperam.

Papai foi embora mas deixou comigo, com meus irmãos e com muitos amigos, lembranças muito vivas, histórias de alegrias e de muito riso. Sofreu, é verdade, mas riu, e muito de todas as dificuldades e contemplou, como poucos, a beleza da vida.

Papai, mesmo em seus momentos de dor, tinha a consciência da beleza, do simples, do bom dia com uma frase linda, da esperança como riqueza e do amor como regra. Sempre foi consciente dos seus acertos e erros e encarava a vida com humildade.

PC foi embora hoje mas ficará na memória nossa como pessoa que fez diferença, que produziu histórias, que fez da passagem simples do cotidiano, coisa importante a ser notada. Tornou evidente, através de suas crônicas, os fatos corriqueiros da vida, sempre expondo-os de maneira alegre e esperançosa.

Meu pai, PC , era de muitos amigos: aqui em Parauapebas, Marabá, S.Raimundo Nonato, Terezina e na pequenina Fartura, do Piauí, berço de muitas narrativas suas. Amava a todos os lugares como se fossem o seu solo pátrio, elencando daí, as muitas crônicas, contos e romances com que nos presenteou em sua jornada por aqui.

Papai foi hoje. Deixa-nos muita saudade e o exemplo que a crônica do dia a dia deve continuar”.

Hipólito Reis

17 comentários em “Morreu nesta madrugada o jornalista PC Reis

  1. Maria Gil Duarte Responder

    Em minha lembraça guardo a risada, as anedotas, o sotaque que me fazia lembrar meu avö, o jeitão do PC que me agradava tanto… Ele dizia que gostava de mim e quis me dar a honra de adaptar para o teatro de rua e interpretar uma de suas obras, “A mulher, o marido e ente estranho” que fiz, com muito orgulho e vou guardar, como um presente seu.

    Ao PC, meu eterno carinho.

  2. MARIA MARQUES SALDANHA Responder

    À família os meus sinceros sentimentos, em especial ao Dr. Hipólito, quero dizer que nesse momento é muito difícil, a dor da perda de um ente querido é insuportável, mas pode ter certeza que Deus estará do seu lado e de sua família lhe amparando e dando forças.
    Um grande abraço de sua amiga,

    Maria Saldanha

  3. Vicente Reis Responder

    Gostaria de deixar aqui minha homenagem a esse grande homem, mentiroso como poucos, com suas estórias deliciosas e alegres. Quando eu trabalhava na Secretaria de Cultura (ainda era Coordenadoria de Cultura), PC sempre começava seu dia (ele trabalhava na ótica) por lá, em minha mesa. Contava-me estórias das mais absurdas, jurando serem verdadeiras, a maioria vividas por ele ou por pessoas próximas. Falava de seu apego às mulheres e à vida noturna, como todo bom boêmio e de seu incondicional amor e orgulho por seus filhos.

    Guardo com carinho o exemplar do Correio do Pará onde dedicastes uma crônica tua a mim e à Gil Duarte, minha namorada, dando uma mostra de nossa amizade e de nosso respeito mútuo.

    Eu o estimei em vida, pelo seu exemplo, sua alegria e retidão. E agora, em morte, sinto falta de ouvir suas estórias e dele brigando comigo. Saudades, amigo.

  4. Olinto Responder

    Externo um sincero sentimento de pesar pelo falecimento de meu amigo PC; o carinho que ele foi tratado pela família e pelos amigos, especialmente enquanto esteve enfermo, com certeza, suaviza o coração neste momento de perda e dor. Que Deus conforte a família e a todos nós.

  5. Ivan Oliveira - LCC Responder

    Confesso que palavras me faltam para externar todo nosso sentimento e apreço ao grande contador de histórias PC Reis.

    Fonte eterna de inspiração,

    A ti bendigo toda paz e júbilo que novo plano possa te oferecer.

    Mais um que entra direto para galeria dos imortais.

    #GraziePC… Grazie

  6. Duda (araguaina/parauapebas) Responder

    Que deus conforte a todos os familiares do sábio e sempre providencial PC!!!parauapebas perde muito com o adeus a PC!Homem inteligente,humilde e que sabia usar as palavras certas na hora certa.
    Tenho certeza que agora ele esta sentado rodeado por seus amigos e rindo do quanto somos ruins para escrever!!!
    Que deus conforte o coração de vc meu amigo hopolito reis e de todos seus irmãos.
    Ps:inclusive do nesin

  7. João Miranda e Edna Responder

    Nossos sentimentos a toda família pela perda sofrida, e que as mensagens e o exemplo de vida do PC se perpetuem nos nossos corações eternizando vossa presença. Que Deus os console nesse triste momento.

  8. FÁBIO SACRAMENTO Responder

    Dia 14 de junho em parauapebas ficara para historia faleceu nosso amigo Pedro Reis, mais conhecido popularmente como PC, PC era conhecido pela população como um escritor de popularidade e inteligência acima do convencional momentos como esses que ficvamos na frente do computador imaginando o que falaremos de uma pessoa como PC falta palavras pra expressar o sentimento que muitos queriam nesse momento apenas dizer va com deus amigo e que em outra vida nos encontramos de novo……………..
    Quero relatar que tive o privilégio de ter uma crônica escrito pelo PC sobre minha pessoa fico lisonjeado e orgulhoso por ser homenageado por esse piauiense de nascimento mais parauapebense de coração.
    Cheguei na redação do jornal correio do para onde PC foi colunista por muitos anos e deparei com ele sorrindo e me dizendo quero escrever sobre você, sentamos na minha sala e disse mais como PC escrever sobre minha vida, ele disse vamos conversar e naquele momento tivemos uma longa conversa, no outro dia quando cheguei a redação pra pegar o jornal e Ler La estava minha crônica pronta e muito bem escrita, parecia que ele me conhecia a muito tempo como lembro daquele momento você se foi mais sua crônica sobre minha vida ficou……..adeus meu amigo…

  9. Sandra Bispo Responder

    O PC deixa muita saudades no coração de todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Iremos lembrar com carinho de suas belas histórias de vida e de alegria. Que Deus console a família desse amigo querido.

  10. Sandra Bispo Responder

    O PC irá deixando muita saudades no coração de todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. PC deixou para todos nós belas histórias de vida e de alegria. Que Deus console a família desse amigo querido.

  11. Marcos Manoel Ribeiro de Assis Responder

    Conheçi muito bem O PC. Através de seus filhos e amigos. Ele era cheio de graça, inteligencia, causos, alegria, felicidade. O Céu está em festa por receber homem tão ilustre e cheio de vida, sim, de vida! Deve estar recebendo d Deus uma vida diferente agora! Deixou-nos suas cronicas, lembranças, causos e amizade, que bom! Dos contatos que tive com ele, sempre me lembro como bons momentos e é assim que as pessoas se sentiam em sua presença. Valeu sua presença na Terra PC, fique em Paz junto de Deus Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!!!

  12. Inocencia Oliveira Responder

    Conheci Pedro Claudio aqui mesmo em SRaimundo Nonato, Homem de uma inteligência invejável, amigo, pai e uma pessoa querida. Deixo aqui os meus sinceros sentimentos aos filhos: Hipólito, Estelita, Claúdia, Pedro Filho, Miguel, Daniele, Lucas e Camila. Que Deus coloque conforto no coração de vocês, pela tão grande perda.

  13. jorge Responder

    os nossos pesames à familia de pedro claudio, e que deus conforte a todos.
    ele foi grande amigo do meu pai, (laerte oliveira)e em parauapebas tiago encontrou hipolito, a quem muito preza.
    ligia negreiros

  14. Dutra Júnior Responder

    À família meus sinceros sentimentos, a perda sempre é difícil, mas fica o legado, a missão cumprida e a obra eternizada. Abraços a Hipólito, Estelita, Miguel, Pedro e todos os outros familiares.

  15. Hebber Kennady Responder

    Como jornalista que fui em Parauapebas, lembro-me de uma conversa que tivemos na Câmara Municipal entre colegas de profissão. Admirava, sobretudo, a criatividade e a inteligência como escrevia as crônicas dele. Meus sentimentos a toda família.

  16. Dilzzan e Familia Responder

    Nos sentimos incapazes de encontrar palavras de consolo para sua dor, mas desejamos expressar nosso profundo pesar pela morte do querido PC.

    “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
    é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
    Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
    Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
    de que as pessoas não se encontram por acaso.” Charles Chaplin

  17. Wenderson Costa Responder

    Para mim que conheci pessoalmente PC Reis, sei da perda que é, não apenas para a Familia, de quem ele se orgulhava, mas de toda sociedade parauapebense, e porque não, deste estado tão carente de mentes brilhantes, cultas e sobre tudo com uma alegria de vida inestimável. Aos familiares, minhas condolências…. Ao PC, vá com Deus meu amigo.

Deixe seu comentário

Posts relacionados