Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

Continua depois da publicidade

O ex-governador do vizinho estado do Maranhão, Jackson Kléper Lago, nascido em Pedreiras –MA em 01 de novembro de 1934,  faleceu por volta das 18:00 horas desta segunda-feira, 04, em São Paulo, em decorrência de um câncer de próstata. Ele estava internado desde o início do ano em São Paulo. Por causa da quimioterapia para tratamento do câncer foi acometido por uma infecção, que o levou a morte.

No sábado o filho do ex-governador, Igor Lago, afirmou ao blog que o caso do pai era grave, mas estável. Jackson apresentava cansaço mas estava consciente na unidade coronariana do Hospital do Coração, espécie de UTI, onde recebia apenas familiares.

“Estamos esperando a evolução dos antibióticos”, disse ele. O ex-governador não resistiu.

A triste notícia foi dada da Tribuna da Assembleia pelo deputado Neto Evangelista (PSDB), após interromper seu discurso. Na presidência dos trabalhos, Jota Pinto (PR) pediu um minuto de silêncio e anunciou luto oficial durante três dias.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) colocou todo o governo à disposição da família. Ofereceu inclusive o Palácio dos Leões para a realização do velório. A Assembleia Legislativa do Maranhão também ofereceu o prédio. A família, porém, optou por realizar o velório na sede do PDT, na Rua dos Afogados, no Centro de São Luís.

A governadora, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), também decretaram luto oficial por três dias.

O médico Jackson Lago tinha 76 anos, foi prefeito de São Luís por três mandatos e governador do Maranhão de 2007 a 2009, quando foi cassado pelo TSE. Ele era casado com a médica Clay Lago e tinha três filho: Igor, Luciana e Ludmilla.

A família do ex-governador Jackson Lago informou em São Paulo que o corpo do pedetista deve ser transferido para São Luís somente nesta terça-feira para ser velado na sede do PDT. O Hospital do Coração (Hcor) informou que deve divulgar um boletim médico com detalhes sobre a morte na noite desta segunda.

A filha Ludmila Lago disse que o pai sofria de câncer de próstata desde 2004. Em novembro passado, segundo informou, o ex-governador deu início a sessões de quimioterapia em São Paulo, mas as sessões foram interrompidas em fevereiro porque ele estava muito debilitado. Em março, ele retomou a quimioterapia. Nesta segunda, entrou em coma, segundo o filho Igor.

“Como ele era médico, acho que ele já tinha certa noção do que estava prestes a acontecer. Mais do que nós”, afirmou Ludmila.

De acordo com a assessoria do PDT, ele foi internado pela última vez em 30 de março, “em estado febril, com falta de ar e cansaço devido ao tratamento quimioterápico a que estava se submetendo devido a um câncer de próstata em estado avançado”.

“Ele teve uma metástase [disseminação da doença] e vinha segurando isso. A coisa começou a complicar nos últimos dois, três meses, quando ele foi para o hospital”, afirmou o irmão Wagner Lago.

Em agosto do ano passado, o advogado Benedito Lago, irmão do ex-governador, morreu vítima de um câncer de pulmão no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte foi uma pneumonia agravada pelo seu estado de saúde

Cassação
Acusado de abuso de poder político e econômico na eleição de 2006 – o que sempre negou -, Lago teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2009.

No lugar dele, assumiu Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada em 2006. Mesmo após a posse de Roseana, Lago chegou a resistir a deixar o governo e passou noites no palácio. Ao sair, se disse “violentado”.

No ano passado, Jackson tentou voltar ao governo estadual, mas foi derrotado na eleição. A rival Roseana Sarney (PMDB) se reelegeu governadora, e ele ficou em terceiro lugar – Flavio Dino (PC do B) foi o segundo.

Além de governador (2007-2009), Lago foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992; 1997-2000 e 2001-2002, quando saiu para se candidatar a governador). Devido à doença, estava licenciado da vice-presidência do PDT, partido do qual é um dos fundadores.

Lago concorreu ao governo estadual por três vezes. Além de 2006 e 2010, ele disputou também em 2002, quando perdeu para José Reinaldo Tavares (PSB), que obteve 51,05% dos votos válidos.

Nota do HCor
O Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, divulgou nota explicando que o ex-governador Jackson Lago morreu de falência múltipla de órgãos. Leia a íntegra da nota:

“O ex-governador do Estado do Maranhão, Jackson Lago, 76 anos, internado no Hospital do Coração (HCor) desde o dia 30/03, para tratamento clínico de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia, faleceu nessa segunda-feira (04/04), às 18h30, por falência de múltiplos órgãos.”

Com informações do Blog do Décio e G1

6 comentários em “Morre Jackson Lago, ex-governador do Maranhão

  1. o cara Responder

    Sou filho da ilha do Marnhão e portanto conheço grande parte da historia da vida politica do falecido Dr. Jakson, todos os seus mandatos foram de uma exlencia primordial, exceto o de governador, que fóra de muita turbulencia, mas como nimguem é 100% perfeito, ha de se levar enconta, sua suplemazia do quadro politico e humano de Jakson Lago.
    Que Deus o tenha.
    O Maranhão sentira saudades.

  2. Lucy Fábris Responder

    Oi Zé, passei só para lamentar a morte do meu conterrâneo, o ex governador do Maranhão, Jackson Lago, que inclusive, é da minha querida cidade de Pedreiras. Independente de qualquer coisa que viesse comprometer sua vida política, o que no Brasil é coisa rara, deixo registradas minhas sinceras condolências pelo respeito, determinação e acima de tudo, pela coragem de governar um dos estados mais polêmicos e discriminados do país.

  3. Mirla Responder

    A Ilha Rebelde está de luto! Assim como todos os maranhenses! Agora só me resta o Deputado Flávio Dino para o futuro governo do Maranhão sem os ladrões Sarney!

  4. Marcos Ribeiro Responder

    Quando trabalhei em São Luis estive hospedado no Hotel D’LAGUS, no Tirirical, de propriedade da família do Governador.
    Meus sentimentos à famíla! Jackson Lago era muito querido no Estado e deixou “órfãos” muitos militantes de seu partido,. já que era uma liderança respeitada e querida. Principalmente porque era oponente ao grupo Sarney no Estado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados