Ministro da Pesca recebe título de cidadão belenense na capital do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Do R7

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, recebeu ontem, terça-feira (11), o título de cidadão belenense, na Câmara Municipal de Belém. O título é concedido a quem tenha prestado relevantes serviços à sociedade da capital paraense.

Crivella está no Pará para apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura no Estado e para a entrega de contratos de crédito a pescadores. O Plano Safra, lançado em outubro, é um programa do governo federal que pretende dobrar a produção de pescado no Brasil, chegando a 2 milhões de toneladas por ano. 

A previsão de investimento do plano é de R$ 4,1 bilhões até 2014. O objetivo é melhorar o acesso ao crédito, investir em assistência técnica para armazenamento e comercialização e estimular a formação de cooperativas.  Com os investimentos, o governo pretende melhorar a competitividade da indústria da pesca e a renda das famílias de pescadores que ainda vivem na pobreza extrema.

No caso da pesca, o governo quer melhorar as embarcações para evitar o desperdício e, desta forma, produzir mais.  Além disso, o governo quer tornar o Brasil uma referência em aquicultura, que é a criação de pescado. A aquicultura no país cresce 15% ao mês, mas ainda está longe de sua capacidade. A China, maior produtor do mundo, tem menos da metade de áreas de produção que o País e produz cerca de 60 vezes mais.