Mesa Diretora da Câmara de Marabá assume sob burburinhos de recesso de Tião

No meio político da cidade correm boatos de que prefeito vai tirar licença e presidente do Legislativo assumirá o cargo

Continua depois da publicidade

Na tarde desta quarta-feira, dia 2 de janeiro de 2019, os componentes da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá, eleita para o biênio 2019-2020 assinaram o livro de registro de atos oficiais do Parlamento e tomaram posse no cargo. O evento foi simbólico e realizado no Gabinete da Presidência, acompanhado por vários vereadores, assessores e membros da Imprensa de Marabá.

Ecoando os comentários que se espalharam na cidade nas últimas semanas, alguns vereadores – até mesmo membros da nova Mesa Diretora – discutiam a possibilidade de o prefeito Tião Miranda pedir licença do cargo para um longo descanso (poderia ser até de três meses). Como há vacância do cargo de vice-prefeito eleito, uma vez que Toni Cunha assume o cargo deputado estadual a partir deste ano, o presidente da Câmara, no caso Pedro Corrêa, passa a ser o substituto imediato do gestor municipal.

Aliás, é bom deixar claro que Pedrinho é homem de confiança do prefeito Tião Miranda, que trabalhou duro os dois primeiros anos para colocar as contas da Prefeitura de Marabá em ordem.

Questionado sobre o assunto, Pedrinho sorriu e classificou a história como boato, alegando que não tem conhecimento sobre um possível afastamento do cargo por parte de Miranda, que continua trabalhando de forma normal.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá informou na tarde desta quarta-feira que não comenta sobre especulações.

Ao ser empossado como presidente, Corrêa agradeceu a confiança de seus colegas para reconduzi-lo ao cargo e também aos vereadores que atuaram ao seu lado na legislatura anterior. “Quisemos fazer um evento mais simples porque estamos no período de recesso legislativo e muita gente está fora da cidade. Agradeço o apoio de servidores de todos os departamentos desta Casa e o trabalho dos vereadores que atuaram na mesa diretora dos dois anos anteriores que não permanecem na atual, que são Badeco do Gerson e Edinaldo Machado”.

O presidente disse que vários vereadores de outras cidades desta região o procuraram durante a posse do governador Helder Barbalho nesta terça-feira, dia 1º de janeiro, para exaltar o trabalho que a Câmara de Marabá tem realizado nos últimos anos, além da sintonia que o Poder Legislativo mantém com o Poder Executivo. “Se a cidade está organizada, as ruas limpas, os vereadores também têm participação nesse processo”, reconheceu.

Pedro Corrêa, presidente; Ilker Moraes, 1º vice-presidente; Irismar Araújo Melo, 2ª vice-presidente; Cristina Mutran, 1ª secretária; Alecio Stringari, 2° secretário; e Ray Athie, 3° secretário. Também participaram da sessão solene os vereadores Badeco do Gerson, Mariozan Quintão, Marcelo Alves e Gilson Dias.

Ao usar a palavra, Ilker Moraes exaltou o trabalho realizado por Pedro Corrêa como presidente da Câmara nos dois anos anteriores e reconheceu que a imagem do Poder Legislativa mantém-se em alta perante a sociedade.

A vereadora Cristina Mutran enalteceu a postura serena e o posicionamento coerente do presidente Pedro Corrêa e agradeceu os colegas por a terem mantido como primeira secretária da Mesa Diretora. “Você é uma pessoa muito acessível, companheiro dos seus companheiros, o que considero muito importante. Talvez, por alguns momentos, você vai se ausentar desta Casa para assumir a função de prefeito no lugar do titular, Tião Miranda. Mas sua firmeza, positividade caráter mostram que você terá sucesso para conduzir os trabalhos desta Casa e da Prefeitura, quando for necessário”.

Ulisses Pompeu – de Marabá