Marabá terá Festival de Jazz em 2021 com patrocínio do Instituto Cultural Vale

O projeto é um dos 145 aprovados entre mais de duas mil propostas enviados à 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A realização do Marabá Jazz Festival é uma das duzentas propostas culturais aprovadas, entre as mais de

duas mil enviadas, na primeira Chamada Vale de Patrocínios Culturais, a serem realizadas com incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O evento, de música instrumental, a ser realizado pela TheRoque Produções, deve acontecer em julho do ano que vem, considerando, até lá, o comportamento da pandemia de covid-19. Serão três dias que contarão com até 12 apresentações.

“No programa do festival, além da programação musical, há ações de capacitação e treinamento voltadas para músicos, produtores e técnicos, cujo objetivo é promover qualificação no setor e fortalecer a cena musical da cidade e das regiões sul e sudeste do Pará”, destaca o produtor cultural Jackson Gouveia.

A chamada “música popular instrumental brasileira”, ou ainda o “jazz brasileiro”, como o “improviso” de Jacob do Bandolim, é muito apreciada no Brasil, todavia ainda se concentra em círculos culturais restritos meio as grandes cidades e bairros mais nobres.

O Marabá Jazz Festival busca dialogar com o princípio da democratização cultural ao fomentar o acesso aos bens culturais para a população de Marabá. Fazendo com que a comunidade local possa experimentar sessões gratuitas de jazz brasileiro, notadamente reconhecido como um dos grandes expoentes da música instrumental mundial, finaliza.

Chamada Vale

A Chamada Vale de Patrocínios Culturais tem o objetivo de fomentar a realização de projetos culturais que valorizem os nossos patrimônios e identidades. Realizada com recursos previstos no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura: “A União facultará às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas.

“A TheRoque Produções comemora a qualificação do projeto e o aporte do patrocínio. Maiores detalhes do festival poderão ser conferidos nas nossas redes sociais”, observa Jackson Gouveia.

Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá