Marabá tem 5 mil pacientes esperando cirurgias eletivas há mais de dois anos

Continua depois da publicidade

Por Eleutério Gomes – de Marabá

Na sessão desta quarta-feira (2), da Câmara Municipal de Marabá, em meio a mais uma rodada de debates sobre a polêmica Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a vereadora Cristina Mutran (PMDB) trouxe a público mais uma vez o problema das cirurgias eletivas acumuladas no Hospital Municipal de Marabá (HMM). Cirurgia eletiva é aquela que não é de emergência, pode ser agendada para data mais apropriada, como as ginecológicas, as de hérnia e as de vesícula, entre outras.

Ela sugeriu que, caso a prefeitura não tenha mesmo condições financeiras de instalar e manter a UPA, que no prédio seja instalado um hospital de cirurgias eletivas ou o Hospital Municipal seja mais bem aparelhado para efetuar essas cirurgias, que, segundo a vereadora, estão acumuladas e chegariam a 8 mil. Ouvido pelo Blog, o secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, disse que os pacientes na fila da cirurgia eletiva, em verdade, somam 5 mil e antecipou que ainda neste mês de agosto as cirurgias eletivas começam a ser efetuadas.

“Temos quatro centros cirúrgicos prontos e sete cirurgiões no Hospital Municipal. Falta apenas alguns poucos ajustes na parte  elétrica”, disse ele,explicando que o Ministério da Saúde dotou Marabá do recurso de R$ 900 mil somente para cirurgias eletivas; e o prefeito Tião Miranda está fazendo um aporte de igual valor a fim resolver o problema do acúmulo desses procedimentos.  “Nossa meta é fazer 200 cirurgias por mês, começar ainda no início deste mês e terminar o ano com, pelo menos, mil cirurgias eletivas a menos. É interesse do prefeito, que está muito preocupado com essa situação, pois há pacientes com até três anos de espera”, disse ele.

1 comentário em “Marabá tem 5 mil pacientes esperando cirurgias eletivas há mais de dois anos

  1. Leila Ângela Freiry da Silva Responder

    sera? em 2015 fiz uns exames,o medico constatou que eu preciso retirar a vesícula, fui na regulação, dei todos os papeis que pediram, em 2016 me chamaram, passei pelo cirurgião, o cirurgião me deu um pedido de internação, para a retirada da vesícula, pois bem, 2017 fez mais um ano esperando, fui na secretaria de saúde me disseram pra aguarda, e ai eu pergunto 3 anos já passaram, o que devo fazer? já sei plastificar moldurar e coloca na parede.

Deixe seu comentário

Posts relacionados