Marabá: Obra da terceira ponte do Rio Itacaiunas avança com as travessas e vigas pré-moldadas

Serviços alcançaram 30% dos trabalhos e os blocos de fundação estão concluídos

Continua depois da publicidade

A expectativa de quem vive em Marabá é grande para a conclusão da obra de construção da terceira ponte do rio Itacaiunas, conduzida pelo governo estadual. O vendedor Gilson da Silva, que todos os dias precisa acessar o trecho entre o Núcleo Nova Marabá e o bairro de Novo Horizonte, se anima com as melhorias no trânsito que a ponte proporcionará na entrada e saída da cidade.

O trabalhador destaca, principalmente, os horários de trânsito mais intensos. “A ponte vai melhorar muito, vai melhorar cem por cento, com certeza, é complicado o trânsito, principalmente à tarde, que é o horário de pico, agora, com a conclusão da obra vai melhorar cem por cento”, disse Gilson.

A obra é realizada pelo Governo do Pará, por meio de convênio firmado entre as partes Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a prefeitura de Marabá, e deve ser concluída no final de 2024.

A estrutura está sendo erguida pelo método estaiado (suspensa por meio de cabos de aço) e terá 525 metros de extensão e 12 m de largura. Um investimento superior a R$ 100 milhões. A obra tem cerca de 30% dos serviços executados, com todas as 40 estacas já prontas, assim como o bloco de fundação e pilares concluídos.

A obra avança na parte da conclusão das duas últimas travessas das nove necessárias e ainda na confecção das vigas pré-moldadas. O trecho que será estaiado também prossegue com 20 das 24 estacas necessárias concluídas e na execução das estacas da superestrutura do trecho em vigas pré-moldadas.

O secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, enfatiza que a parceria com o Município garantiu o investimento de R$ 50 milhões do tesouro estadual, “e estão sendo investidos em uma obra importante para a mobilidade urbana de quem vive em Marabá, permitindo a criação de uma terceira via de tráfego no município que tem experimentado nos últimos anos um aumento na frota de veículos sem que uma nova rota alternativa fosse criada”.

A ponte vai ligar o Núcleo Nova Marabá ao bairro de Novo Horizonte, no núcleo Cidade Nova, melhorando a mobilidade urbana. Para o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, a ponte é uma necessidade e aspiração do povo de Marabá.

“O governador Helder Barbalho, com sua visão de futuro, se prontificou a colaborar com a prefeitura e está fazendo isso, ajudando a mobilidade urbana, e com certeza, a população aguarda com grande expectativa a conclusão dessa obra. É mais uma obra do governador Helder beneficiando Marabá e consequentemente toda a nossa região”, afirmou Chamon Neto.

(Agência Pará. Fotos: Marcelo Lelis)