Marabá: Imprensa local visita as obras do Hospital Materno Infantil do Estado e da Escola Gaspar Vianna

A entrega das duas grandes obras está prevista para o final de março próximo, com a presença do governador Helder Barbalho e da vice, Hanna Ghassan, às vésperas do aniversário de Marabá

Continua depois da publicidade

Na manhã desta sexta-feira (30), a convite da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), jornalistas dos meios de Comunicação de Marabá visitaram as obras do Hospital Materno Infantil do Estado, na Folha 29, e da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Gaspar Vianna, na Folha 16, ambas na Nova Marabá. Na visita guiada, os profissionais de Imprensa foram ciceroneados pela secretária-adjunta da Secom, jornalista Aline Passos, e pelo secretário Regional de Governo o Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, com o acompanhamento da analista de Relações Institucionais da Vale, Synara Amaral, uma vez que a obra tem a parceria da mineradora.

As obras do HMI Estadual estão bastante avançadas, com 85,35% dos serviços da grande estrutura de quaro andares concluídos, segundo Aline Passos. A área total a ser construída é de 12.418,30 m², com 135 leitos totais: 86 leitos de enfermaria, 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 10 leitos de UCI (Unidade de Cuidado Intensivo), cinco leitos de mãe canguru e ainda quatro leitos de isolamento.

O bloco cirúrgico terá três salas de cirurgia-geral e uma sala de parto cirúrgico, enquanto o Centro de Parto Normal terá oito salas de pré-parto, parto e pós-parto, conforme detalhou a engenheira clínica Vitória Monteiro, que mostrou, aos jornalistas os equipamentos que já foram adquiridos e serão instalados no hospital.

João Chamon destacou o valor da obra, cerca de R$ 200 milhões, já com os equipamentos modernos, informando que atualmente 650 homens trabalham na construção do hospital, que tem previsão de entrega para o final de março, com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan.   

“O governo do Estado está dotando Marabá e toda esta região desta ferramenta tão necessária e tão questionada por tantas pessoas. Mulheres que têm sofrido as angústias, as agruras de não terem um local decente para fazerem seu pré-natal, seu parto e pós-parto, dentro do que é necessário pela medicina”, salientou o secretário regional.

Chamon informou ainda que a área em que está sendo construído o HMI Estadual tem 29 mil metros quadrados e antes estava destinada à sede o Detran em Marabá, mas em 2019, quando ele assumiu a Secretaria Regional de Governo, constatou que o terreno estava ocupado ilegalmente. “Foi então que o governador tomou a desocupação como prioridade e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tomou as providências para que o espaço fosse desocupado”.

Escola Gaspar Vianna

Após a visita ao HMI Estadual, o grupo de comunicadores visitou também as obras da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Gaspar Vianna, que ministra ensino em tempo integral, a qual, segundo Chamon, o governo do Estado está prestes a entregar à população de Marabá: “É uma escola moderna, com 12 salas de aula, investimento de mais de R$ 6,1 milhões, toda ampliada, reformada concluída, de acordo com as exigências do Ministério da Educação e Cultura”.

 A reconstrução da escola inclui a criação de sete novos blocos, que abrigarão as 12 salas de aula, um refeitório, uma quadra coberta com arquibancada, três laboratórios, um miniteatro, salas de artes, vestiários masculino e feminino, além de um espaço destinado ao descanso dos alunos.

O secretário regional enfatizou que que o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hanna Ghassan assumiram o compromisso de entregar a escola reformulada, no final de março próximo. “Todos nós sabemos o que essa escola passou, com [desabamentos e] incêndios”, lembrou.

“Nosso objetivo hoje foi situar a Imprensa, os formadores de opinião, sobre as duas maiores obras que o governo vai entregar nesse momento. O governo já entregou a Usina da Paz, a Policlínica, a Oncologia do Hospital Regional e várias outras obras e está entregando, nesse final de março, início de abril, já por conta do aniversário de Marabá, o Hospital Materno Infantil e a Escola Gaspar Vianna, referência em toda a região”, reforçou.

A estimativa inicial é de que a escola funcione com 570 alunos em tempo integral, mas, a depender da demanda, é possível que mais estudantes venham a estudar no estabelecimento.

(Eleutério Gomes, de Marabá. Fotos do HMI: Evangelista Rocha)