Marabá: Hospital Regional vai servir ceia especial de Natal aos pacientes e colaboradores

Os pratos serão preparados com hortaliças e legumes cultivados na própria unidade hospitalar, que atende pacientes de vários municípios do sudeste do Estado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Os pratos serão preparados usando legumes e hortaliças cultivados na horta do hospital

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, no sudeste do Estado, vai realizar uma ceia especial de Natal para os pacientes e colaboradores. Os pratos serão preparados com hortaliças e legumes cultivados na horta sustentável da casa de saúde.

Segundo a direção do hospital, o projeto “Horta Sustentável – Cantinho Vivo”, implantado em julho deste ano, foi idealizado pela Comissão de Sustentabilidade da unidade e vem contribuindo para a qualidade das refeições produzidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND). A horta produz cebolinha, tomate, chicória, salsa, rúcula, coentro, dentre outras hortaliças e legumes, sem uso de agrotóxico, o que contribui para uma alimentação saudável de pacientes e colaboradores da casa de saúde.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região sudeste do estado.  De acordo com Nayra Christina, membro da Comissão de Sustentabilidade do HRSP, a horta é cultivada em terra orgânica, livre de qualquer tipo de agrotóxico, e os resíduos orgânicos das refeições são utilizados na compostagem com o objetivo de enriquecer o solo.

O projeto “Horta Sustentável – Cantinho Vivo”- foi implantado em julho deste ano pelo HRSP

“Possuímos uma horta sustentável, onde tudo é orgânico e não utilizamos insumos agrícolas industrializados. Tudo que é produzido vai direto para a cozinha do hospital e, com apoio das nutricionistas, são elaborados cardápios de acordo com as necessidades de cada paciente”, explica Nayra.

Cooperação: O Hospital Regional do Sudeste do Pará vem recebendo ajuda profissional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) para desenvolvimento do projeto, por meio de treinamentos sobre cultivo, voltados para os membros da Comissão de Sustentabilidade da unidade. Com orientações dos servidores públicos Antônio Edielson Silva e Carmen Medeiros, da Emater, os colaboradores do HRSP receberam dicas importantes sobre os cuidados com o solo, controle de pragas, insetos, água, adubo, compostagem, dentre outros.

“Essa parceria é fundamental para que a horta se desenvolva de maneira sustentável, contribuindo assim para a segurança alimentar dos pacientes internados e colaboradores”, afirma Izailson Alves, gerente de Apoio do hospital.

Ele observar que, para a instalação da horta, que possui 100 metros quadrados, foram reutilizados mais de 100 bombonas plásticas descartáveis, que eram usadas para o armazenamento de insumos na unidade e, após um criterioso processo de higienização, foram utilizadas para o plantio das hortaliças.

Para a ceia de Natal, o HRSP preparou um cardápio especial, com direito a pratos tradicionais do período, incrementados com salada tropical, feita com hortaliças e legumes da horta sustentável. Segundo Marina Milhomem, nutricionista responsável pelo SND do Hospital Regional, os pratos foram elaborados com o objetivo de aproximar tanto os pacientes quanto os colaboradores na confraternização natalina.

“Vamos servir carnes brancas leves, com molhos a base de mostarda, mel e laranja, além da nossa já tradicional salada tropical. Preparamos também um cardápio especial para os pacientes com dieta restritiva. Todos irão sentir o gosto do Natal”, adianta a nutricionista.

Tina DeBord- com informações da Ascom HRSP

%d blogueiros gostam disto: