Alunos, professores e demais funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio “Plinio Pinheiro”, localizada da Travessa Santa Terezinha, na Velha Marabá, passaram por momentos de tensão, na manhã desta quinta-feira (9), por conta de um princípio de incêndio que chegou a atingir duas salas de aulas e parte do telhado. O fogo só não se alastrou pelo prédio todo porque o Corpo de Bombeiros, chamado, não tardou a chegar e debelou as chamas.
Segundo fonte do estabelecimento de ensino, logo cedo, no início das aulas, os alunos de uma das salas atingidas comentaram que sentiam um cheiro de que algo estava queimando, mas a aula continuou normalmente.
Porém, minutos depois, a central de ar da sala começou a pegar fogo e as chamas se espalharam rapidamente, tomando conta do local e passando para a sala ao lado, com as labaredas atingindo o madeirame do telhado, produzindo densa coluna de fumaça preta e tóxica. A escola foi imediatamente evacuada pela direção e as aulas foram suspensas pelo resto do dia.
Peritos do 5º GBM (Grupamento Bombeiro Militar) estiveram no local e fizeram os levantamentos a fim de produzirem um laudo que irá indicar as causas do incêndio. O documento deve apontar também que medidas preventivas devem ser tomadas para que outros incêndios não voltem a acontecer.
Nota Pública – Escola Plínio Pinheiro
Na manhã de hoje, um incêndio atingiu parte das dependências da Escola Plínio Pinheiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e controlou as chamas com eficiência.
A equipe escolar agiu com rapidez e cuidado, conseguindo preservar materiais e documentos, apesar dos danos registrados na sala de recursos, sala de música e em uma sala de aula.
Felizmente, não houve feridos. O diretor da escola recebeu atendimento médico após inalar fumaça.
A Secretaria de Estado de Educação já está mobilizada para realizar as intervenções necessárias. As causas do incêndio estão sendo apuradas, com indícios de origem na rede elétrica.
Magno Barros
Dirigente Regional de Ensino – DRE Marabá
(Com informações do site ZecaNews)