Marabá fecha veraneio com travessia de 1.500 metros no Rio Tocantins

Organizada pela Semel, tradicional competição largou do neste domingo (30)

Continua depois da publicidade

A adolescente Catarina Amorim, de apenas 15 anos de idade, foi a grande vencedora da Travessia do Rio Tocantins, uma prova tradicional de 1.500 metros que fecha o veraneio e as férias marabaenses. A competição ocorreu na manhã deste domingo (30), com a participação 75 atletas nas categorias masculino e feminino.

A largada ocorreu no Balneário Mangueiras, às 7h, com organização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e apoio do Corpo de Bombeiros e um grupo de caiaqueiros. 

Amorim completou o percurso em 19 minutos e 9 segundos, enquanto a também adolescente Geovana de Moraes veio logo atrás, com 19 minutos e 24 segundos, na segunda colocação. O pódio feminino foi completado por Juliana Ubanetz, Ana Clara Almeida e Maria Elitelma Matos.

A jovem vencedora revelou que treina intensamente, seis vezes por semana, nadando cerca de 4km por dia. Ela já está conquistando seu espaço em competições nacionais, representando a Tuna Luso, de Belém.

No masculino, o experiente Thiago Rodrigues de Lima, 35 anos, completou a prova em apenas 18 minutos e 17 segundos, seguido pelo multicampeão Paulo Alencar, de 56 anos de idade, com 18 minutos e 35 segundos. Depois, vieram Emerson Vale, Moisés Lourenço e o adolescente Noam Lemos Gonçalves.

O segundo colocado demonstrou carinho e dedicação pela competição, da qual participa e ajuda a organizar desde o ano de 2000, quando chegou a Marabá, tendo se tornado o maior vencedor de todos os tempos. “Eu acho que tem alguma coisa que me ajuda nesse rio, porque eu não treinei e peguei talvez o melhor trajeto para chegar aqui na praia, o que facilitou,” diz.

Thyago Ferraz, secretário municipal de Esportes de Marabá, ressaltou a importância da competição: “Isso aqui é nada mais do que uma festa do esporte. A gente reuniu aqui boa parte dos nadadores da cidade. Esse é um evento muito tradicional e esse ano a gente bateu o recorde, com mais de setenta nadadores atravessando o rio”.

Ele também destacou a confiança da população marabaense na Semel e na prefeitura, o que tem impulsionado o sucesso do evento ao longo dos anos.