Marabá: Estação Cidadania completa 10 anos com mais de 750 mil atendimentos

Com infraestrutura moderna e confortável, órgão disponibiliza serviços sociais diversos para população no sudeste paraense
(Foto: Divulgação)

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Localizada estrategicamente no centro de Marabá, a Estação Cidadania completa, nesta quinta-feira (2), dez anos de funcionamento e atendimento à população. O local se destaca por disponibilizar uma gama de serviços voltados para os moradores da Região Carajás, municípios e comunidades próximas, como também por oferecer conforto e uma infraestrutura moderna.

O grande diferencial das Estações Cidadania é a capacidade de descentralizar o atendimento da capital para diferentes interiores do Pará. Somente nos últimos seis anos, de 2019 a 2024, a estação cidadania de marabá realizou mais de 442 mil atendimentos, com destaque para o ano de 2023 que contou com mais de 113 mil e para o ano de 2024 que até março, realizou mais de 27 mil atendimentos em apenas três meses.

A facilidade de acesso não garante apenas que um número maior de pessoas consiga usufruir dos serviços, como também fortalece os elos entre a comunidade e os órgãos governamentais. Conforme conta a professora Joseane Maria, que é uma usuária frequente da Estação e elogiou a agilidade no atendimento.

“Os serviços da Estação Cidadania são de grande importância para os cidadãos marabaenses. Eu já usei vários serviços, inclusive, o que eu utilizei com mais frequência foi a retirada de carteira de identidade. Também já levei muitos alunos meus, crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista, para retirarem as suas carteiras de identidade, e é um serviço de alta qualidade e eficiência. Os funcionários sempre estão dispostos a nos fornecer as informações necessárias. Fico muito feliz que Marabá possa contar com uma Estação Cidadania, foi um grande presente que nossa cidade recebeu”, contou Joseane.

“Ao longo desses dez anos, a Estação Cidadania Marabá tem sido um verdadeiro agente facilitador na vida dos moradores locais, pois o cidadão não precisa se deslocar até a capital para conseguir o atendimento que precisa, o que é comprovado pelos mais de 750 mil atendimentos realizados, marcando uma década de sucesso e impacto positivo para a região”, afirma a secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad, Delciene Correa.

Delciene acrescenta: “Pensando no conforto e no bem-estar da população paraense, o governo do Pará realiza reconstruções e adequações nos prédios das Estações Cidadania, como também amplia o número de unidades no estado. Nosso objetivo é implantar mais unidades das Estações em outros municípios para descentralizar os atendimentos da capital, por isso seguimos realizando estudos para assim, continuar beneficiando cada vez mais a nossa população”.

Coordenadas pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as Estações Cidadania reúnem vários órgãos do governo estadual, municipal, e até mesmo federal, sendo um local onde os cidadãos possam resolver diversas questões de forma eficiente.

“A Estação Cidadania de Marabá se configura como uma das maiores dentre as dez unidades atuais, tanto em espaço físico, quanto na quantidade de parceiros e consequentemente, em números de pessoas atendidas. Em 2023, foram mais de 113 mil atendimentos realizados, e até março de 2024, foram 27 mil. A Estação fica localizada no Shopping Pátio Marabá, o que favorece o acesso das pessoas devido a facilidade de transporte público. Contamos com parceiros de todas as esferas, municipal, estadual e federal, ampliando a oferta de serviços públicos para a população de Marabá, e cerca de 20 municípios das redondezas”, disse Kleber Lara, coordenador geral das Estações Cidadania.

O estado tem dez unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém; uma em Santarém; uma em Marabá; uma em Parauapebas; uma em Tucuruí e a mais recente em Itaituba. Dentre os diversos órgãos que compõem a Estação Cidadania Marabá, estão a Polícia Civil, Polícia Federal, Detran, Banpará, Seaster, Jucepa, CredCidadão, Cohab, SegFaz e Procon, com serviços de emissão de RG; consulta de restituição de IRPF; Recepção de processos; carteira do TEA; retirada de documento CRV; CRLV e digital; análise de processos; emissão de CTPS digital; seguro desemprego; consulta processual; orientação e proteção aos direitos do consumidor, entre outros. 

“Nossa equipe está treinada e preparada para direcionar os usuários aos serviços em um ambiente confortável, limpo e agradável para satisfazer as demandas dos cidadãos da região. Contamos com parceiros estratégicos como a Polícia Civil, Detran, Polícia Federal, SEASTER e entre outros, oferecendo serviços essenciais para o acesso à cidadania plena”, finalizou Kleber.

Serviço:

A Estação Cidadania Marabá fica no térreo do Shopping Partage Marabá, na rodovia Transamazônica, número 68.507 – quadra 15, Lote 10, na Nova Marabá, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 14h30.

(Agência Pará)