Marabá: Construção de novas pontes movimenta mercado de trabalho no município

Somando as contratações de todos os projetos em andamento, já passam de mil os empregos diretos

Continua depois da publicidade

Marabá vive, nos últimos meses, um aumento na contratação de mão de obra, por conta de quatro grandes projetos em execução na região, sendo três em Marabá e um na cidade vizinha Bom Jesus do Tocantins, movimentando ainda mais o mercado local. Trata-se da contratação de pessoal para o projeto de construção da segunda ponte do Rio Tocantins e a terceira ponte do Rio Itacaiúnas, e o projeto Tecnored, uma parceria da Mineradora Vale e Governo do Estado.

A tecnologia Tecnored é inovadora no mercado e permite produzir o gusa verde, a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa. O gusa é usado na produção do aço e terá capacidade de produção de 250 mil toneladas de gusa verde por ano. Um investimento na ordem de 1,6 bilhão de reais. Em Marabá, para o projeto, já foram contratadas mais de 150 pessoas.

A Secretaria de Comércio, Indústria, Mineração, Ciência e Tecnologia (Sicom) de Marabá está acompanhando de perto o desenvolvimento dos projetos, bem como a proposta de contratação da mão de obra no município. Já foram contratados mais de mil trabalhadores de todos os núcleos, como enumera Caetano Reis, titular da Sicom.

“A obra de construção da ponte sobre o rio Tocantins, uma obra de aproximadamente 40 meses e orçada em mais de 4 bilhões de reais. Já está acontecendo a segunda etapa da obra e somente de contratação local já são 377 pessoas numa perspectiva de mais de 450. Somente esse consórcio absorverá 85% da contratação da mão de obra apenas em Marabá, através do Sine [Sistema Nacional de Empregos]”, destacou Caetano Reis, titular da Sicom.

Ele ressalta ainda que mais projetos estão em andamento na região, como a terceira ponte do Itacaiúnas e outro projeto em execução no município de Bom Jesus do Tocantins. “Temos também a Construtora Brasil, em Bom Jesus, que está contratando trabalhadores nos dois municípios e, somente pelo Sine, já foram contratados 400 trabalhadores”, afirma.

A coordenação do Sistema Nacional de Empregos, agência de contratação de pessoas para o mercado local, enfatiza que é preciso que os trabalhadores devam manter os cadastros atualizados para competir com as novas vagas de trabalho.

“Temos tido um volume considerado de oferta de vaga de emprego em Marabá por conta dos projetos. A orientação aos trabalhadores é que mantenham seu cadastro atualizado no Sine. Esta é a primeira ação que o trabalhador precisa ter, porque, à medida que as vagas vão surgindo, ele deve estar no perfil do trabalhador, ele deve vir ao órgão para obter uma carta de encaminhamento às empresas”, explica Reinaldo Barbosa de Oliveira, coordenador do Sine.

Caetano Reis destaca que, para o início das obras da terceira ponte do Rio Itacaiúnas, estão sendo contratadas pessoas com várias especialidades, fomentando a economia e aumento a circulação de renda em Marabá. “E o consórcio vencedor da ponte sobre o rio Itacaiúnas inicia a obra com a contratação de 200 pessoas. Somando todas as contratações de todos os projetos passam de mil os empregos diretos, sem falar dos demais projetos que vem recrutar trabalhadores através do Sine”, pontua.

(Secom Marabá/Victor Haôr. Fotos: Divulgação)