Hoje (12), por volta do meio-dia aconteceu mais um acidente automobilístico nas proximidades do Unique Shopping, na PA-275, saída para Curionópolis. O acidente envolveu um veículo Astra e um caminhão. Segundo informações, o caminhão teria entrado na PA-275 no mesmo instante em que o veículo cruzava via centro de Parauapebas, batendo de frente. Os três ocupantes do Astra se machucaram e foram conduzidos ao Hospital Municipal Teófilo Soares para receberem os primeiros socorros. Dois deles estão sendo transferidos para o Hospital Regional, em Marabá, um deles com traumatismo craneano e apresentando risco de morte.
Não é o primeiro acidente naquele local e, se nenhuma atitude for tomada imediatamente, não será o último.
Há alguns meses foi solicitado pela direção do Unique Shopping junto a secretaria de Obras de Parauapebas que no local fosse providenciado alguma obra que buscasse a interrupção de tais acidentes. Em contato com a SEMOB informaram que já está em processo de licitação a construção de quatro redutores de velocidade e que já havia uma autorização da Secretaria Estadual de Transporte para a construção de uma rotatória no local.
Há cerca de dois anos havia sido ajustado entre o Complexo WTorre, Cidade Jardim, SETRAN e Prefeitura de Parauapebas que uma rotatória deveria ser construída no local. Com a implantação do Unique Shopping e a liberação do acesso dos veículos que chegam de Canaã dos Carajás e normalmente evitam passar no viaduto, o movimento paralelo a PA-275 aumentou consideravelmente, sendo um catalizador para a ocorrência de inúmeros acidentes.
É preciso que WTorre, Cidade Jardim, Unique Shopping, Governo do Estado ( SETRAN) e Prefeitura Municipal assumam cada um a sua cota de responsabilidade e providenciem de forma urgente a construção desses redutores de velocidade bem como uma rotatória no local, já que o relevo da PA-275 impossibilita a visão instantânea de quem entra via bairro ou entrada do Unique Shopping, o que torna inevitável tais acidentes.
Em contato com a SETRAN nos foi comunicado que a autorização para a construção da rotatória na PA-275 (necessária por ser propriedade do Estado) já foi expedida e está a cargo do empreendedor do loteamento.
Por sorte ainda não se perdeu nenhuma vida no local, todavia não podemos apenas ficar contando com a sorte. É necessário que atitudes sejam tomadas, e de forma urgente pois, no próximo dia 27 será inaugurado o Shopping e certamente o fluxo de veículos naquela localidade aumentará consideravelmente e, se nenhuma medida for tomada, infelizmente os acidentes também.
13 comentários em “Mais um acidente grave na PA-275”
O Sr. Marcondis pode até ter razão em parte do seu comentário, mas querer defender o poder publico deste municipio é ser mais imprudente que os condutores.
Nunca vi um governo tão omisso e sem responsabilidade, pois neste local e em varios outros da cidade os acidentes de transito acontecem e ninguem toma providencias. Enquanto tivermos indicação por favor politico para ocupação de cargos importantes é este o resultado; falencia multipla de uma cidade tão rica. A coisa em nossa cidade tá tao precaria que o nosso sindico não indica tecnico para secretarias e Departamentos mas sim cumpadres e puxa sacos.
Sem falar na falta de iluminação no trecho proximo a chegada do shopping, é uma vergonha! Imaginem quando esse shoppinp começar a funcionar! será um Deus nos aguda nesse trecho da PA!
Quem tem que fazer alguma coisa e o proprio condutor,imprudente,sem vergonha que não ta nem ai,pois depois que se quebra todinho com suas peripecias ficam pedindo para os orgãos publicos fazerem alguma coisa…tamanha falta de atenção dos condutores eles sim tem que fazer algo de responsabilidade no transito!
eles só vão se mexer quando morrer alguém do meio deles. as nossas vidas em risco pra eles não faz diferença.
Tudo falta de responsabilidade de todas as partes.
Realmente o transito da nossa cidade esta abandonada. Moro perto do Shopping e fazemos caminhadas por perto da BR e vemos que todos os carros passam em alta velocidade. Eu acho que deveriam colocar IMEDIATAMENTE, quebra molas nesta
area. PODER PÚBLICO (municipal ou estadual), a cidade está crescendo e voces ficam parados, sem fazer nada. Estou indignada, vendo os acidentes acontecendo e nada é feito para resolver a situação. Prefeito, Vereadores, Deputados se liga, façam a sua parte,AS PREVIDENCIAS ´S É SUPER URGENTES, antes que tenha mais acidentes.
Acho que essa é mais uma questão do poder público do que empresarial. Ali é um cruzamento como tantos outros….
Gostaria de deixar um pedido a única entidade que realmente pode ajudar nessa hora. A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Eles tem comissão para tudo e quando entram em alguma questão o assunto toma rumos diferentes e o descaso não é mais predominante.
Pois é com relação ao trânsito a nossa cidade esta abandonada às moscas..na última sexta presenciei um acidente entre um moto e uma van, no qual o motorista da van omitiu socorro e fugiu do local imediatamente, o acidente foi na esquina da rua Sol poente com Sao Francisco, o mesmo poderia ter sido evitado se o semáforo que está pendurado a vários meses sem utilidade já tivesse sido concertado, e é assim em vários outros pontos da cidade onde o próprio poder público montou armadilhas para os usuários das vias de trânsito.
Os loteamentos invadiram as áreas de recuo da rodovia. Ali não esta sendo respeitado, nem de um lado nem do outro, a distancia mínima exigida de uma rodovia. E pelo que vejo não vão resolver. Mais um proplema para um futuro, e breve.
O Shopping não tem responsabilidade sobre a via, mas creio que eles preocuparam com isso e avisaram o poder publico. Agora quando morrer mais gente o poder publico vai acordar… a burocracia é tão grande, tanta enrolação .. se eu fosse parentes ou o acidentado.. eu entraria na justiça contra o estado.
Estava passando no local na hora do acidente, realmente foi muito feio, a roda traseira do caminhão, foi arrancada e jogada do outro lado da pista. Achei que o condutor do astra tivesse morrido na hora tamanha violência do impacto.
Providencias urgente, imaginem como ficará aquilo a noite com a inauguração do shopping.
PROVIDECIAS, CERTAMENTE, SERAO TOMADAS PARA EVITAR-SE MAIS ACIDENTES. MAS OS ONUS FINANCEIROS RELATIVOS ÀS OBRAS – SEM DÚVIDAS – SERAO DO PODER PUBLICO, JAMAIS DO EMPRESARIADO. MAS SERÁ ESTE QUEM MAIS SE BENEFICIARÁ…É SEMPRE ASSIM !