Lideranças Kaiapó discutem com Prefeitura de São Félix do Xingu sobre a construção de estrada para beneficiar aldeia

A estrada ligará a Aldeia Moikarakô à sede do município e vai facilitar o acesso da comunidade à primeira Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da região
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Em reunião realizada na manhã de ontem (8), representantes das lideranças indígenas do Povo Kaiapó (Mebêngokrê) discutiram e definiram com a Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, no sul do estado, os detalhes para a construção de uma estrada, para ligar a Aldeia Moikarakô à sede do município.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Governo (Semagov), a construção da estrada é uma demanda antiga das lideranças Indígenas, que já chegaram a fazer manifestação pedindo a benfeitoria. A construção da estrada vai facilitar o acesso da comunidade à primeira Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da região.

Participaram da reunião, além das principais lideranças dos Kayapós, a prefeita Minervina Barros, a secretaria de Governo, Viviane Cunha, e representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A Aldeia Moikaraakô fica relativamente próxima à cidade de São Félix do Xingu.

A aldeia foi criada em 1995 com a união de dois grupos dissidentes as aldeias Kubenkranken e A’Ukre, da Terra Indígena Kayapó. A aldeia fica perto das margens do Riozinho.

(Tina Santos)