Lideranças indígenas buscam apoio no Congresso Nacional visando a reestruturação e fortalecimento da saúde

Entre os assuntos de relevante interesse público em prol da população indígena do Estado do Pará, esteve a articulação e apoio visando a reestruturação e fortalecimento da saúde indígena

Continua depois da publicidade

Ocorrida no dia último dia 15, quarta-feira, no prédio na Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena -, em Brasília, uma reunião com a presença de 14 lideranças indígenas de 10 municípios do sudeste e do oeste do Pará, discutiu assuntos de relevante interesse público em prol da população indígena do Estado.

Estiveram em pauta, a articulação e apoio no Congresso Nacional visando a reestruturação e fortalecimento da saúde indígena, inclusive com destinação de emendas parlamentares e aumento de verbas na LOA (Lei Orçamentaria Anual) para saúde indígena; e providencias quanto à criação do Distrito Sanitário Indígena Carajás Tocantins (c).

Também esteve em discussão, o respeito e acolhimento da indicação do indígena Welton Jhon Oliveira Surui para ocupar o cargo de Coordenador do Dsei-GUATOC (Distrito Sanitário de Saúde Indígena Guamá-Tocantins); criação e regularização imediata de Polos de Saúde Indígena no Estado do Pará; acolhimento das pautas especificas de cada povo indígena do Estado do Pará com apresentação, aprovação e encaminhamento do Distrito Sanitário.  

Representando uma região em que é notória a presença de comunidades indígenas, o deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) expôs sobre seu compromisso no acolhimento e defesa da pauta apresentada pelas lideranças indígenas, afirmando que, quanto a criação de um novo Distrito Sanitário, buscará no Ministério da Saúde a formalização e providências da criação do Distrito Sanitário Indígena Carajás com sede no município de Marabá e Distrito Sanitário Indígena Tapajós com sede em Santarém.

“Os indígenas do Pará deixam claro que entre suas pautas prioritárias, a mais importante é, que todos os indígenas tenham suas demandas acolhidas e respeitadas. É isso que faz a política ter sentido: união e respeito com os diferentes modos de sermos e coexistir”, sintetiza Keniston, detalhando que numa pauta onde se misturam idiomas e povos, uma única coisa foi posta sobre as outras; uma palavra em específico: “Abēn kuri”, juntos, em português.

O deputado ainda enalteceu a participação de Girlan Pereira, coordenador do DRI – Departamento de Relações Indígenas, da prefeitura de Parauapebas, que, em sua avaliação “faz um belíssimo trabalho à frente do departamento”. Garantindo “aos amigos indígenas de todo o Pará que, através de seu mandato, eles têm voz em Brasília”.

Carmen Pankararu, diretora do Departamento de Atenção Primaria da Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, explicou sobre a regularização do Polo Xikrin Parauapebas no sistema da Sesai e detalhou sobre a criação de polos e também sobre do Distrito Sanitário mediante petição à Ministra de Saúde Indígena, falando do compromisso do apoio na formação da equipe em áreas com o devido acompanhamento da atuação em cada comunidade.

Welton Surui ratificou a pauta coletiva da saúde indígena pedindo ao Deputado Keniston Braga apoio para a reestruturação da saúde indígena. E agradeceu a todos os parentes pelo apoio, agradecendo ainda o apoio do Deputado Keniston e de demais parlamentares que estão acompanhando e apoiando a pauta de políticas públicas em prol da população indígena.

A reunião contou com a presença de caciques representantes dos seguintes povos indígenas (etnias): Assurini do Trocara, Guajajara, Gavião (Parkatêjê, Kyikatêjê e Akrãtikatêjê), Suruí-Aikewara, Xikrin do Kateté, Wai Wai, Borari, Cumaruara, Arapium, Tupinambá, Tapajós, Tapuya e Cara Preta, representando os territórios indígenas abrangendo os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Tucuruí, Água Azul do Norte, Parauapebas, São Geraldo do Araguaia, Santarém e Oriximiná.

(Texto: Francesco Costa)