Leitores do Blog do Zé Dudu vão acompanhar apuração em tempo real

Departamento de TI do Portal disponibiliza aos leitores uma plataforma exclusivamente desenvolvida para que você saiba quem venceu a eleição na sua cidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Brasília – O Departamento de Tecnologia da Informação do Blog do Zé Dudu desenvolveu um hot site exclusivo, conectado com os servidores do Tribunal Superior Eleitoral, que funcionará em tempo real, de modo que os leitores do portal poderão acompanhar com toda comodidade a apuração das eleições de seu município em tempo real.

O sistema entrará em operação assim que o TSE começar a apuração de sua Central de Servidores em Brasília (DF). O gerente de TI do Blog, Diego Santana, disse: “O hot site é um presente aos nossos leitores. O resultado será contabilizado ao mesmo tempo que o TSE”.

O primeiro turno das eleições será no domingo (15). Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19: eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. É importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Confira abaixo algumas informações para o dia da votação e outras orientações para os eleitores

Lembre-se! O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

  1. Qual o horário da votação?

O horário de votação será de 7h às 17h. O horário foi definido após análise de estatísticos do tribunal e avaliação de uma consultoria técnica. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

De acordo com a legislação, o segundo turno somente pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

2 – Que documentos levar?

Você só precisa levar um documento com foto, que pode ser carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, entre outros. Vale lembrar que, no dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor.

3 – Não sei onde está o meu título de eleitor. Posso votar mesmo assim?

Sim. Você pode baixar o aplicativo e-Título para Android ou iOS, que permite portar o documento eletronicamente. Se não quiser baixar o e-Título, você pode ir até a sua seção eleitoral e apresentar um documento com foto. Mas lembre de levar o número do seu título anotado em um papel.

4 – Como encontro o número do meu título e como sei onde devo votar?

Você pode checar essas duas informações através do site do TSE. Acesse o portal e preencha o formulário com o seu nome, o da sua mãe e a data de nascimento.

5 – Não estou na minha cidade. Posso votar mesmo assim?

Depende. Se comunicou à justiça eleitoral que estará fora do seu domicílio no dia da votação, sim. Mas há um porém: a cidade onde você irá votar precisa ter mais de 100 mil eleitores. Já se você não informou à justiça eleitoral do seu destino durante as eleições, não adianta. Você terá de justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral durante a eleição ou 60 dias após o pleito em qualquer cartório eleitoral.

6 – Tenho mais de 60 anos. Tenho preferência na hora de votar?

Sim. Além de idosos, pessoas doentes, pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas, pessoas com criança de colo, policiais a serviço, candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, além de promotores eleitorais, também têm preferência na seção eleitoral.

Val-André Mutran – É correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.