Itupiranga e Independente são rebaixados para a Segundinha do Parazão

A última rodada da primeira fase do estadual contou com fortes emoções
Independente fez uma campanha pífia e foi rebaixado para a Segundinha do Parazão (Foto: Prefeitura de Tucuruí/Instagram)

Continua depois da publicidade

Cinco jogos movimentaram a oitava e última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense de 2023. Todas as partidas foram realizadas no mesmo horário na manhã deste domingo (26) com exceção do clássico Remo e Paysandu. Como os rivais estão disputando as semifinais da Copa Verde e já estão classificados para as quartas de final do Parazão, a Federação Paraense de Futebol (FPF) marcou o clássico para o dia 9 de abril.

Castanhal e Caeté

A partida aconteceu no Ninho do Japiim, em Castanhal. O primeiro tempo foi equilibrado e ninguém conseguiu mexer no placar. Já no segundo tempo, o time aurinegro foi para cima e chegou à vitória. Pedro Gabriel, aos oito, e Jefferson Murilo, aos 14 minutos, marcaram os gols da equipe castanhalense. Placar final: Castanhal 2 x 0 Caeté. As duas equipes confirmaram classificação para as quartas de final.

Itupiranga e São Francisco 

As duas equipes se enfrentaram no Estádio Navegantão, em Tucuruí. O São Francisco abriu dois gols de vantagem. O Crocodilo do sudeste precisava vencer para escapar do rebaixamento, mas apenas conseguiu diminuir o marcador com um golaço de Alex Silva, aos 43 minutos do segundo tempo. Placar final: Itupiranga 1 x 2 São Francisco. O Itupiranga foi rebaixado pela primeira vez para a Segundinha do Parazão. 

Tapajós e Bragantino

O jogo no Estádio da Curuzu, em Belém, foi emocionante do começo ao fim. Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, Douglas Lima abriu o placar para o Tapajós. Precisando da vitória para avançar, o Bragantino foi com tudo para cima e perdeu várias chances de ao menos empatar. O resultado não veio, graças ao goleiro Conrado, que defendeu bolas complicadas e salvou o Boto. Placar final: Tapajós 1 x 0 Bragantino. Com o empate, os dois times morreram abraçados sem conseguir a classificação, mas ao mesmo tempo se livraram do rebaixamento. 

Águia e Independente

A partida no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, foi fraca tecnicamente e terminou no placar de 0 a 0, confirmando assim o rebaixamento do Independente para a Segundinha do Parazão pela primeira vez. O Galo Elétrico fez uma campanha pífia no Parazão, sendo o único time a não vencer e amargando a lanterna do estadual. A torcida de Tucuruí saiu na bronca com o time da terra da energia.

Cametá e Tuna 

O duelo foi eletrizante entre as duas equipes no Estádio Parque do Bacurau. O Cametá saiu na frente com o tento de Bruce, aos 24 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, a Tuna reagiu e virou a partida com dois gols em dez minutos, assinalados por Gabriel, aos 25, e Paulo Rangel, aos 35 minutos. Placar final: Cametá 1 x 2 Tuna. Com a vitória, a Tuna se garantiu nas quartas de final e escapou de um possível rebaixamento, enquanto o Cametá também se garantiu nas fases finais do estadual. 

Confrontos confirmados das quartas de final com jogos de ida e volta:

  • Remo x Caeté
  • Paysandu x Tuna
  • Águia x Castanhal
  • Cametá x São Francisco 

Confira abaixo a atual tabela de classificação do Parazão 2023:

Por Fábio Relvas