IFPA Conceição realiza Seminário de Desenvolvimento Econômico da região de Integração do Araguaia

O evento acontece com a parceria da Biotec e terá a participação do senador Zequinha Marinho

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (23), o IFPA – Campus Conceição do Araguaia – receberá a visita do senador da República Zequinha Marinho (Podemos-PA), que estará no município cumprindo algumas agendas importantes, entre elas a realização, no auditório da instituição, do Seminário de Desenvolvimento Econômico da Região de Integração do Araguaia. 

O evento é realizado pela Biotec Centro de Inteligência em Bioeconomia/Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), em parceria com o Instituto Federal do Pará – IFPA, Campus Conceição do Araguaia. O Seminário de Desenvolvimento Econômico da Região de Integração do Araguaia contará com a participação dos 15 municípios que compõem a região sul do Pará.

Conhecer todos os aspectos da cadeia onde se está atuando é vital para a elaboração das estratégias por parte do produtor rural, seja ele grande ou pequeno. Seus negócios dependem cada vez mais do bom conhecimento dos elos e principalmente do mercado consumidor e de suas exigências. A partir desse conhecimento, eles devem elaborar produtos com características adequadas que dependem intrinsicamente da melhor matéria prima, de processamento otimizado, de embalagem, de transportadoras, de armazenamento e de outros serviços.

O CDR Pará visa promover em nossos Polos agrícolas as articulações necessárias entre os vários atores locais (científicos, políticos, empresariais, sociais), de forma harmônica e sustentável, em vista do estabelecimento de parcerias que conduzam ao sucesso de empreendimentos de base inovadora e que alcancem aumento da competitividade e sustentabilidade, promovendo de fato a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações atendidas.

A implantação do CDR permite prospectar atividades de interesse dos atores regionais, fortalecendo os laços que os articulam aos pesquisadores, docentes e alunos do meio-científico, gerando projetos e ações que podem fazer a diferença para o futuro desenvolvimento das regiões.

Com isso, as ações de desenvolvimento regional ganham alcance, eficácia e qualidade. Em simultâneo, amplia-se o reconhecimento social e a validação dos múltiplos papéis exercidos pelas IES e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), em definitivo, a exemplo do que vem sendo impulsionado em várias partes do mundo, a universidade e instituições afins têm muito a colaborar no desenvolvimento das regiões.

O papel do CDR é mobilizar os cérebros e competências disponíveis nas instituições universitárias e de pesquisa para, ao lado das forças sociais e políticas regionais, pensar e dar concretude a iniciativas e empreendimentos de repercussão sobre o desenvolvimento e a qualidade de vida das populações das respectivas regiões.

Confira a programação:

I Seminário de Desenvolvimento Econômico da Região de Integração do Araguaia.

Local: Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Conceição do Araguaia

Av. Couto Magalhães, 1649 – Setor Universitário

(Após a Fundação Bradesco)

Data: (23/06) – Sexta-feira

8h – 8h45 – Café da manhã;

9h – Abertura (Biotec/CDR/IFPA);

10h às 11h – Apresentação: Perfil econômico da região de Integração do Araguaia – Coordenadora do CDR Polo Araguaia – Mariuza Barbosa Neiva;

11h – 12h – “Tecnologia para alta produtividade na apicultura”- Palestrante: Dr. Robson Raad;

Intervalo almoço

14h – 14h/15h – Banco da Amazônia AS;

14h 15h – 15h “A estratégia da CEPLAC para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Pará” – Palestrantes – Dr. José Raul dos Santos Guimarães – Superintendente Estadual da CEPLAC no Pará e Amazonas;

15h – 16h – “Cooperação como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e eco ambiental.” – Palestrante: Dr. Deivison Pinheiro – Eng. Agrônomo Analista de cooperativismo e monitoramento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PA);

Intervalo 15 minutos

16h15 – 16h30- Sicoob;

16h30 – 17h30 Panorama e a importância da gestão financeira no aumento da renda e no desenvolvimento sustentável das atividades rurais na região do Araguaia” – Palestrante: Dr. Leonardo Lima Freitas;

17h30 – 18h30 – Encerramento com mesa redonda e elaboração da “Carta do Araguaia”;

Mediador: Senador Zequinha Marinho.

(Ascom IFPA Conceição do Araguaia/ Jornalista Viviane Fialho)