IFPA Conceição: Alunos de Agronomia conhecem o maior Perímetro Irrigado da região Norte

Nessa viagem técnica, os alunos também tiveram a oportunidade também de conhecer o Instituto Federal do Tocantins, Campus Dianópolis
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Foi realizada uma visita técnica para conhecer toda dinâmica de funcionamento, gestão e as unidades produtivas do maior perímetro irrigado do Norte do Brasil, o Distrito de Irrigação do Perímetro Manuel Alves, que fica localizado em Dianópolis – Tocantins. Participaram dessa visita técnica 11 alunos da turma XH do curso de Agronomia do Campus.

O objetivo da viagem foi apresentar aos alunos de forma prática e científica toda dinâmica do funcionamento do Perímetro Irrigado Manuel Alves, o sistema de bombeamento do Perímetro, as principais culturas, manejos fitotécnicos e de irrigação realizados, o sistema de armazenamento de água na barragem que abastece o Perímetro, a unidade de produção de energia elétrica dela, bem como os sistemas de produção de fruteiras e a comercialização dos produtos produzidos por lá.

“Nossa viagem foi muito exitosa. Desde a excelente acolhida por todos os responsáveis dos setores bem como a motivação e o interesse dos alunos em aprender e/ou conhecer na prática cada unidade visitada por lá”, destacou o professor e coordenador da visita técnica Dionei Lima Santos.

No Distrito de Irrigação do Perímetro Manuel Alves, a equipe foi recebida pelo Gerente Executivo do Perímetro Irrigado, Eng. Agrônomo Patrik Diogo Antunes, pelo Eng. Civil e de Segurança do Trabalho do Perímetro Irrigado, George Fernando Nunes, pelo Técnico em Agropecuária, Valdinei Silva Souza (SENAR – TO) e pelo Eng. Agrônomo, Hugo Ribeiro Souza (SENAR – TO). 

Ainda segundo Dionei, a visita técnica durou quatro dias. “De forma prática, uma viagem como essa, sem sombra dúvida, marca a vida dos alunos, tanto de forma pessoal bem como profissional. Nela, os alunos tiveram a oportunidade de ver grande parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de forma aplicada na prática. Desde a gestão dos recursos hídricos de um Perímetro Irrigado, as diferentes fruteiras (mangueira, melancia, bananeira, maracujazeiro, etc), as técnicas de manejo das culturas, como é realizada a programação de colheita e a comercialização das frutas”, pontuou. 

Nessa viagem técnica, os alunos também tiveram a oportunidade também de conhecer o Instituto Federal do Tocantins, Campus Dianópolis, onde foram recebidos pelo diretor geral do Campus, professor Pietro Lopes Rêgo, e pelo professor José Alberto Ferreira Cardoso. “Foi um momento de muita troca de experiências e de conhecimentos sobre diversas atividades realizadas pelo curso de Agronomia do IFTO, Campus Dianópolis”, disse Dionei.

“Como aluna do curso de Agronomia do IFPA, Campus Conceição do Araguaia, quero agradecer ao professor Dr. Dionei Santos por nos proporcionar esta valiosa experiência que foi a visita ao Perímetro Irrigado Manoel Alves, mais especificamente ao 3º Distrito, coordenado pelo senhor Valdinei que tão gentilmente nos recebeu juntamente com o agrônomo Hugo. Foram aulas práticas incríveis e extraordinárias! Aprendizagem para toda a vida. Ainda encantada com o poder transformador de uma política econômica/social vista no Perímetro”, disse a aluna Mariuza Barbosa Neiva.

“A viagem para Dianópolis foi muito proveitosa. Todos da nossa turma que foram, amaram! Todos os ensinamentos repassados, as experiências com as visitas técnicas. Tudo muito produtivo, mesmo! Obrigada pela oportunidade de nos proporcionar conhecer um pouco mais sobre a fruticultura irrigada”, esclareceu a aluna Luana Chaves Gonçalves.

“Esse tipo de atividade é de suma importância na formação profissional dos alunos, pois além de todo conhecimento adquirido de forma aplicada na prática, os alunos fazem o “network” com diferentes parceiros para possíveis oportunidades de estágios e até mesmo de empregos no futuro”, finalizou o professor.

(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)